Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Nome Comentário
Cristiane S. Fica espanhol. O Brasil é cercados por países que possui como sua língua oficial o Espanhol; por isso, precisamos desse idioma incluído na grade curricular das escolas para que possamos obter o contato com nosso colegas, espanhóis.
FRANCISCO R. Nao aceitamos a retirada do espanhol.
antonio s. Retrocesso e rompimento e desrespeito aos países hispânicos e à Lei que foi DESTRUÍDA arbitrariamente e incompetentemente.
ana r. Sou contra,pois haverá um retrocesso cultural e com certeza essa desigualdade social que existe em nosso país ficará bem mais evidente,privilegiando apenas os alunos de escolas particulares ao acesso a uma língua estrangeira.
Amanda M. Sou universitaria de letras espanhol e acredito que todas as línguas devem ser ensinadas
Graciana . A segunda lingua mais falada, oidioma mais próximo ao nosso, somos cercados de países que falam espanhol. Com diversidades de culturas para conhecermos . O mínimo que podiam fazer seria pelo menos dois anos da Lungua Espanhola para cada segmento .
Beatriz F. O espanhol deve ser ensinado, pois futuramente, será um dos idiomas mais falados no mundo, é o idioma de maior opção nos vestibulares, somos vizinhos de países falantes do espanhol, entre outros motivos.
Estéfany J. Sou licencianda de espanhol e acredito que pelo Brasil ser um país da América do Sul e estar cercado de países de língua espanhola, tendemos a ter mais espaço no mercado. Além da cultura magnífica, o aprendizado de uma uma língua extrangeira sem ser o inglês é uma diferença no currículo escolar
Ana . Retroceder ?
Ariane . Ariane Brito (UERJ)
Carla S. Absolutamente contra esse retrocesso
Marcia S. JÅ TEMOS TÃO POUCAS DISCIPLINAS INTERESSANTES NAS AULAS DOS NOSSOS ALUNOS E PARA QUE RETIRAR A QUE ESTÁ DANDO CERTO, AFINA, DE CONTAS TODAS AS PESSOAS O ESPANHOL É A SEGUNDA LÍNGUA MAIS FALADA NO MUNDO DEPOIS DO INGLÊS, ENTÃO POR FAVOR NÃO O RETIREM DA GRADE CURRICULAR NÃO FAÇAM ISSO NÃO DEEM ESSA OPORTUNIDADE PARA AS NOSSAS CRIANÇAS E OU ADOLESCENTES.
Marcela P. Contra a exclusão de uma língua que é extremamente importante para os alunos,pois os insere na cultuara dos países da América do Sul e economicamente no MERCOSUL.
Gislene L. O espanhol é essencial tanto para trabalho como para o nosso dia-a-dia, somos o único país na América do Sul que não fala espanhol e também o único que não é bilingue! Por isso vamos dá mais valor a língua próxima que é o espanhol! Sim temos que ensinar espanhol como segunda língua e inglês para negócios!
LUCIANA G. EXCLUIR O ESPANHOL DA GRADE SERIA RETROCEDER NO ENSINO UMA VEZ QUE OS VESTIBULARES TÊM A OPÇÃO DA LÍNGUA EM QUESTÃO.
REGINA S. EXCLUIR O ESPANHOL DA GRADE SERIA RETROCEDER NO ENSINO UMA VEZ QUE OS VESTIBULARES TÊM A OPÇÃO DA LÍNGUA EM QUESTÃO.
Josue R. Não podem anular a grade do curso de espanhol.
JOSE B. TEMOS QUE ACRESCENTAR DISCIPLINAS, E NÃO RETIRAR!!!
Sandra F. ESPANHOL e fundamental na grade, possibilitando o acesso a riqueza cultural do idioma, como também falar uma segunda língua nos dá mais autonomia para transitar no cenário internacional.
Paulo R. e ainda precisa

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado