Petição da Comunidade Acadêmica Discente do Centro de Ciências da Saúde da UFRB contra a exoneração de Ismael Mendes Andrade

Para:  Exmo. Sr. Prefeito Humberto Soares Leite

Nós estudantes do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia nos manifestamos contra a exoneração do Gerente de Planejamento da Secretaria de Saúde Ismael Mendes Andrade.

Diante da dinâmica de uma administração municipal, reconhecemos a dificuldade no cenário deste e de outros municípios na realização de contratações compatíveis com as demandas de cada peça da gestão. Em avaliação do contexto político atual no município de Santo Antônio de Jesus, observamos com atenção as mudanças ocorridas nos momentos finais desta gestão. Contudo, não podemos assistir inertes o desligamento, no mínimo equivocado, de Ismael Mendes Andrade de sua bem desempenhada função na Secretaria de Saúde do município de Santo Antônio de Jesus.
Ismael Mendes é Geografo e Bacharel em Saúde, com Mestrado profissional em Planejamento Territorial e Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, além de possuir Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência Médica do SUS e em Processos Educacionais na Saúde, estes dois últimos realizados no Hospital Sírio Libanês, referência na saúde nacional. Na Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu importantes papeis como a territorialização em saúde e na coordenação na zona rural, dentre outros que o Exmo. conhece muito melhor que qualquer um de nós.
No que tange a comunidade acadêmica do CCS-UFRB, destacamos a coordenação municipal do PET GraduaSUS, a colaboração fundamental na implantação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (em parceria com a EESB-SESAB) e da Residência Médica em Saúde da Família da UFRB no município de Santo Antônio de Jesus, ações que ajudam a fixar dezenas de profissionais de saúde altamente qualificados a médio e longo prazo no município, contribuindo de forma imensurável para o fortalecimento dos serviços de saúde para os munícipes e para a educação superior em saúde. Infelizmente, o trabalho para o qual Ismael Mendes Andrade se capacitou durante dois anos não poderá ser concluído graças a esta não justificada exoneração.
A comunidade acadêmica do Centro de Ciências da Saúde da UFRB recebe este ato com profunda revolta pois o caráter de nossa formação nos faz constatar que os prejuízos para o setor saúde municipal serão inestimáveis e que é fruto de uma ação evitável.
Assim, apelamos ao bom senso em reconhecer o equívoco desta decisão e considerar a reintegração de Ismael Mendes no quadro da Secretaria de Saúde Municipal, de forma que o mesmo continue a exercer o excelente trabalho que nossa Santo Antônio de Jesus tanto merece.