Abaixo-assinado Em defesa do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães - FAFIL (FSA)

Para: Reitoria do Centro Universitário Fundação Santo André; Reitor Prof. Dr. Oduvaldo Cacalano

O ano de 2012 mal começou e a reitoria da Fundação Santo André, na calada da noite de um período de férias e sem nenhum comunicado prévio à gestão da entidade ou a qualquer estudante, invadiu e construiu um muro no espaço do Diretório Acadêmico da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) - um local com mais de trinta anos de história no movimento estudantil e conquistado pelos estudantes para sua organização e convivência, servindo como representação do alunado em defesa de suas reivindicações – retirando todos os objetos e os transferindo para uma minúscula sala, demonstrando um total desrespeito para com a entidade, os estudantes e funcionários que locavam o espaço para fins de atender a comunidade acadêmica.
A reitoria colocou suas mangas de fora e passou a dar resposta criminalizando os estudantes e membros do Diretório Acadêmico, os acusando e os ameaçando em caso de qualquer ação ou organização pela reivindicação do espaço que é seu por direito.
Isso só demonstra uma arbitrariedade por parte da reitoria que busca impedir os estudantes de se organizarem. Tudo isso para facilitar a continuidade, sem questionamento, da implementação dos projetos de uma universidade “competitiva” e a serviço do mercado, com cada vez mais aumentos nas mensalidades, cortes nos cursos e grades curriculares, além da restrição de acesso aos espaços da universidade e sem interesse real de proporcionar um conhecimento crítico.
Convidamos a todos a assinar a petição pública exigindo da reitoria a devolução do espaço, por uma universidade sem muros, democrática e livre!