Abaixo-assinado Movimento em Repúdio ao Fim do Programa Entrelinhas

Para: Diretor-Presidente da Fundação Padre Anchieta João Sayad

São Paulo, 9 de março de 2012.

Ilmo. Sr. JOÃO SAYAD,
Diretor-Presidente da Fundação Padre Anchieta

Nós, abaixo assinados, escritores, atores, editores, artistas em geral, leitores e telespectadores, vimos repudiar a decisão da TV Cultura de pôr fim ao programa Entrelinhas, um espaço nobre, desde 2005, na divulgação de autores e livros, solicitando, assim, a volta do programa à grade da emissora.

Não entendemos por que a diretoria da TV Cultura, insistentemente, sempre que pensa em reformular a programação, decreta o fim – ou limita a atuação – de programas como o Entrelinhas e, também, o programa Metrópolis, ambos referência e exemplo do tipo de excelência que uma rede pública de televisão deveria proteger e, sempiternamente, lutar por sua permanência.

O Entrelinhas era um dos raros programas na televisão brasileira em que a pauta principal é a literatura. No momento em que acontecem diversos festivais e festas pelo país, em que a Presidenta Dilma diz que lê um livro por semana e em que os escritores, sem exagero, se vêem reconhecidos como profissionais, não compreendemos a razão pela qual a Fundação Padre Anchieta nos fecha a porta, impedindo que formemos novos leitores – muito mais do que novos telespectadores.

Quantos escritores e escritoras importantes, de todos os gêneros e vertentes, passaram pelo Entrelinhas desde seu começo? Quantas obras literárias se sentiram, como nunca, devidamente lidas e respeitadas? Em horário nobre, aos domingos, não havia destaque mais Fantástico.

A Cultura é, e sempre será, nossa, uma conquista de todos os brasileiros. Gostaríamos de uma resposta da Fundação acerca deste nosso “protesto” e reivindicação, esperando que prevaleçam o bom senso e a compreensão de que projetos como o Entrelinhas – e referências históricas como o programa Metrópolis – tornaram-se patrimônio imaterial. Extingui-los, sucateá-los ou menosprezá-los, dentro da programação da TV Cultura, é um desrespeito a nossos bens artísticos mais valiosos.

No aguardo de sua resposta, deixamos o nosso mais especial abraço, pondo-nos à disposição para o que precisarem – no intuito de continuarmos, todos, a nos orgulhar da trajetória histórica da TV Cultura.

Atenciosamente,

1.993 Pessoas