Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Em defesa da Educação de Surdos no INES

Para: Ministro da Educação e Presidente da República Federativa do Brasil

Ao Ministro da Educação Fernando Haddad e à Presidente da República Dilma Rousseff,

Nós, abaixo-assinados, surdos e ouvintes, após sabermos de que há interesse por parte do Ministério da Educação (MEC) em fazer modificação no funcionamento da Educação Básica no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado no Rio de Janeiro, viemos expor nossas opiniões e reivindicações.

O INES é considerado pela Comunidade Surda Brasileira como um marco histórico e local de resistência da Língua de Sinais e da Cultura Surda. Queremos que essa instituição sempre permaneça sendo um espaço destinado à educação, em todos os níveis, (do infantil ao superior) das pessoas surdas! Não aceitaremos o seu fechamento e/ou encerramento de um ou mais níveis de ensino, seja total ou parcial!

Solicitamos a criação de uma comissão com participação garantida de pelo menos 2 (dois) mestres e/ou doutores surdos professores de Universidades Federais e/ou Estaduais, para avaliar a atual situação do INES e, elaborar propostas para a melhoria dos serviços prestados.

A política educacional do governo brasileiro nos últimos anos, apesar da aprovação da Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005 referentes à Língua Brasileira de Sinais, tem sido de opção pelo modelo das escolas “inclusivas”, na maioria das quais os surdos estão apenas inseridos nas salas de aulas em situação de desigualdade com os colegas ouvintes.

Defendemos uma educação básica bilíngüe (Libras como primeira língua e português escrito como segunda língua) pública, gratuita e de qualidade para os surdos brasileiros. O INES deve cumprir seu papel histórico sendo modelo de referência para todo o país.

Além disso, o INES também não pode deixar de investir na educação profissionalizante e superior voltadas para às demandas dos surdos jovens e adultos.

Não queremos uma inclusão mascarada e massacrada! Queremos um INES bilíngüe, espaço de aprendizado, informação, lazer, esportes, formação básica e profissional... espaço de orientação às famílias ouvintes com filhos surdos... espaço da cultura surda.



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
15.850 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar