Abaixo-assinado PROIBIÇÃO DO USO DE CAMISAS DE CLUBES DE FORA DO ESTADO, DURANTE JOGOS DE FUTEBOL EM ESTÁDIOS PARAENSES

Para: Ministério Público do Estado do Pará

Respeitando, porém repudiando o sentimento de idolatrar equipes que são de fora do Estado do Pará, algumas pessoas se manifestaram contra a ideologia dos torcedores conhecidos como “mistos”. “Misto” é um termo bastante utilizado no futebol para menosprezar os torcedores que “ousam” frequentar os jogos de Times paraenses, utilizando camisas de times de fora do Estado.
E é óbvio que essa condição é péssima para as futuras gerações, que não terão nenhuma identidade com seu Estado, sua Terra.
Infelizmente e inevitavelmente, durante algumas partidas do Campeonato Paraense, muitas hostilidades vêm ocorrendo com torcedores travestidos com camisas de clubes de fora do estado. Os Torcedores paraenses mais sensacionalistas, xingam os “mistos”, que por sua vez retrucam de forma ríspida, proporcionando conflitos orais e físicos.
Considerando, a politica de pacificação nos estádios paraenses, tendo como alvo principal as Torcidas Organizadas; é cabível intensificar, também, essa politica com os pseudos-torcedores – denominados mistos, que também são causadores de confusão e conflitos extra campo.
Em importante que a justiça não espere acontecer uma tragédia para agir. Fazendo isso, a paz terá liberdade, o sentimento regional ressurgirá, os estádios voltarão a ser PAPAENSES e os Clubes Paraenses terão oportunidade de sair do buraco excludente da globalização.
Assim, assinamos essa petição pública destinada ao Ministério Público do Estado do Pará.
Texto de ÍTALO COSTA