Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Moção de repúdio às ações da administração da Fundação OSB contra seus músicos e pelo restabelecimento da temporada completa da OSB

Para: BNDES; Companhia Vale do Rio Doce; Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro; Conselho da FOSB

Moção de repúdio às ações da administração da Fundação OSB contra seus músicos e pelo restabelecimento da temporada completa da OSB

Nós, abaixo assinados, público da Orquestra Sinfônica Brasileira, instituição que há 70 anos ocupa lugar de destaque no cenário musical brasileiro, vem expressar o seu repúdio às ações implementadas contra seu corpo orquestral pela administração da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (FOSB) e por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Sr. Roberto Minczuk. À guisa de reestruturação interna (cf. http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/m2337/roberto-minczuk e http://www.artsjournal.com/slippeddisc/2011/03/brazilian_facebook_protest_-_t.html), está sendo colocado em prática um processo de reaudição, para o mesmo posto, de todos os integrantes da orquestra, como se músicos ingressantes fossem, ação condenada pela vasta maioria dos profissionais da área, muitos dos quais da mais elevada reputação internacional, como se pode verificar em uma série de textos que se encontram publicados em sítios da internet, nacionais e internacionais, dos quais destacamos os seguintes:
http://www.cmusicososb.blogspot.com/
http://www.artsjournal.com/slippeddisc/2011/03/message_to_brazil_from_the_ger.html
http://www.artsjournal.com/slippeddisc/2011/03/brazil_-_un_cri_de_couer_aux_m.html
http://www.artsjournal.com/slippeddisc/2011/03/brazil_facebook_protest_-_the.html

Como consequência imediata do referido plano, nós, público que acompanha assiduamente e aplaude a mais tradicional orquestra sinfônica do Brasil, muitos na qualidade de assinantes, nos vemos diante de uma série de fatos que consideramos inaceitáveis:
1- A suspensão, por todo o primeiro semestre, das apresentações da orquestra, e o uso abusivo, antiético e antipedagógico da OSB Jovem como sua substituta, acompanhando solistas convidados, em todos os concertos das séries Fora de Série, Topázio, Turmalina Pianistas, Ônix e Ametista.
2- O desrespeito a músicos novatos e veteranos que estão sendo punidos com suspensão e ameaçados de demissão sumária, através de carta, por discordarem do que lhes foi imposto como procedimento de “avaliação de desempenho”.
3- A evidente atitude unilateral e despótica dos dirigentes da FOSB ao comunicarem seus planos de “avaliação de desempenho”, sem terem sido ouvidos os músicos ou seus representantes, quando a orquestra já se encontrava há três dias de férias coletivas. A recusa, por parte da administração da FOSB, ao diálogo e à negociação, bases fundamentais para um saudável relacionamento profissional em qualquer sociedade aberta e democrática, fica mais evidente ainda a partir do ocorrido no dia 10 de março último: conforme amplamente divulgado na mídia, os representantes legais da Fundação deixaram de comparecer ao encontro com a Comissão dos Músicos da OSB e o SindiMusi, agendado pelo Ministério do Trabalho.
4- A forma como se pretende preencher as vagas já existentes e aquelas que surgirão como resultado da iminente demissão em massa dos quadros atuais: realização de audições primeiramente no exterior e só por último no Brasil, conforme exposto no calendário publicado no site oficial da OSB. É lastimável constatar como tal atitude revela o nítido desprezo pelos músicos que residem no país, brasileiros ou não. É assim que os responsáveis pelo chamado plano de reestruturação pretendem elevar o nível da OSB a patamares internacionais.

Vimos, portanto, exigir que a situação aqui exposta seja revertida com a máxima celeridade, através de um diálogo entre as duas partes (músicos e administração), antes que haja uma total desintegração de nossa querida OSB. O Brasil não pode dispensar uma instituição histórica, símbolo da luta incansável em prol da cultura no Brasil, e que tantas alegrias e momentos de altíssimo nível de arte e beleza nos vem proporcionando há tantos anos.

Encaminhamos este abaixo-assinado aos conselheiros da FOSB e aos patrocinadores da OSB (BNDES, Companhia Vale do Rio Doce e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro) para que intercedam junto às partes envolvidas, estimulando, assim, que cheguem a um desfecho harmonioso e justo.
Qual a sua opinião?
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
4.833 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor