Abaixo-assinado pelo movimento de revitalização da Rua da Lapa

Para: Prefeitura Municipal do RJ e Governo do estado do Rio de Janeiro

Ruas, avenidas, praças, jardins, coretos, eram espaços do coletivo, da mescla de pessoas, de hábitos, de opiniões, da apropriação conjunta.

Com pouco mais de 300 metros de extensão e cercada de casarios históricos, a Rua da Lapa não renasceu com a revitalização do restante do bairro. Pelo contrário: as construções estão caindo aos pedaços, o comércio não se desenvolveu e os problemas de infra-estrutura e de ordem urbana se acumulam nas calçadas. A prefeitura diz que tenta, com operações diárias, coibir irregularidades. Mas, na visão de quem ajudou a alavancar parte do bairro, falta mobilização popular para recuperar o pequeno trecho onde a boemia carioca nasceu.

O contraste tem como marco divisor os Arcos: no lado A da Lapa, o charme restaurado e o comércio revitalizado nos sobrados das ruas do Lavradio, Mem de Sá e Riachuelo; no lado B, o abandono e a desordem das ruas da Lapa, Taylor e Joaquim Silva, onde famosos cafés e restaurantes – pontos de encontro de músicos, artistas e intelectuais – não resistiram ao tempo. Além do abandono do patrimônio histórico, lixo, esgoto e buracos tomam as calçadas e o asfalto.

Dentro deste contexto e da necessidade de rever esta proposta de “revitalização”, ou melhor, conservação do bairro, este abaixo assinado tem como principal objetivo chamar a atenção do governo e dos moradores locais para a regulamentação de eventos em espaços públicos, assim como expandir a conscientização entorno do plano de preservação previsto para esta área que pertence ao Corredor Cultural como segue abaixo:

RUAS QUE INTEGRAM O PLANO

?Art. 3o - Integram o Plano de preservação Paisagística e Ambiental para as Áreas Consideradas de Interesse Histórico e Arquitetônico localizadas no Centro da Cidade - Corredor Cultural.

(...) Rua do Riachuelo (incluindo ambos os lados), seguindo por esta até a Rua Joaquim Silva (incluindo ambos os lados) , seguindo por esta a Rua da Lapa (incluindo apenas o lado ímpar), seguindo por esta até o Relógio da Glória (incluindo), deste seguindo pela Avenida Augusto Severo até a Rua Mestre Valentim , seguindo por esta até a Praça Mahatma Gandhi (incluindo)

Além deste projeto do Corredor Cultural temos o Projeto Lapa Legal que tem o objetivo de promover o ordenamento urbano e as potencialidades do bairro da Lapa. O projeto pretende valorizar a vocação multicultural e a regularização urbana da Lapa e de seu entorno, a preservação do patrimônio arquitetônico do Rio Antigo e o incentivo à captação de recursos e investimentos privados para a geração de empregos na região, resultando no desenvolvimento de atividades culturais, turísticas e econômicas da Lapa.

Partindo destes projetos governamentais, queremos chamar atenção para a necessidades de regulamentação deste trecho entra a Lapa e a Glória, no sentido de alavancar o processo de transformação desta área. Estamos fazendo um evento semanal na praça das esquinas da Rua da Lapa com a Rua Taylor e Rua Joaquim Silva (esse evento ocorre todas as quartas feiras de noite). O público que freqüenta o evento cresceu muito nos últimos meses e está chegando a mais ou menos 700 frequentadores por noite. As ruas e praças dessa região são escuras e tomadas pela ilegalidade e violência. O aumento na circulação de pessoas aumentaria proporcionalmente o clima de segurança na região.

Esse público demonstra o quanto a população já está um passo adiante da prefeitura no que diz respeito à necessidade de voltar sua atenção para esse trecho abandonado do corredor cultural Lapa-Glória. O show das quartas-feiras acelera o comércio local e estimula a revitalização da Rua da Lapa e adjacências. Para viabilizar a manutenção desse show que vem sendo realizado semanalmente, e para criação de novas iniciativas que, como essa, contribuam para com o movimento de revitalização do corredor cultural Lapa-Glória, precisamos legalizar a produção de eventos em espaços públicos na região.

Pedimos a todos que assinem essa petição para fortalecer o levantamento do alvará que nos permitirá fazer eventos no espaço público tão abandonado da região em questão.

1.097 Pessoas