Abaixo-assinado Manifesto - Greve na Universidade Federal do Tocantins - UFT

Para: Aos Excelentíssimos Srs. Ministros Fernando Haddad e Miriam Belchior

Aos Excelentíssimos Srs. Ministros Fernando Haddad e Miriam Belchior

Nós, docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), trazemos à população, e aos parlamentares, de modo especial, nossa profunda preocupação com a negociação em andamento com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) no que tange a Proposta de Projeto de Lei para Reestruturação da Carreira Docente apresentada pelo movimento docente através do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) aos Ministros da Educação e do Planejamento, no dia 25 de março/2011.

As reuniões de negociações com o Secretário de Recursos Humanos do MPOG Duvanier Paiva Ferreira não têm tratado objetivamente destes pontos, que são de fundamental importância para a manutenção de um ensino superior público de qualidade. Faz-se saber que o horizonte para entendimento é a votação do orçamento para 2012 no dia 28 de agosto de 2011. Devido à morosidade do processo de negociação, os docentes da UFT, estão em greve desde o dia 27 de junho deste ano. Nos antecipamos ao movimento nacional, por sermos uma universidade nova, sujeita às novas regras previdenciárias e salariais, além de não incorporarmos nada ao nosso salário, ao contrário de universidades mais antigas.

O ANDES-SN já deliberou pela construção de uma greve nacional em agosto, fato que pode inviabilizar a formação de recursos humanos em um momento que o Brasil precisa de mão de obra cada vez mais qualificada, que é formada nas universidades, em particular, nas federais. Um exame cuidadoso da tabela salarial vigente dos funcionários públicos federais mostra que o salário do docente das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) é o menor entre os profissionais com pós-graduação, requisito mínimo para o cargo de docente. Esta análise contraria a ideia de que quanto maior o grau de instrução de um cidadão, maior será a sua valorização salarial. Cabe ressaltar que, as IFES são instituições estratégicas para a manutenção do crescimento da economia nacional. Face ao exposto, solicitamos que nos apoie nesta luta.

Abaixo-assinado Manifesto - Greve na Universidade Federal do Tocantins - UFT , para Aos Excelentíssimos Srs. Ministros Fernando Haddad e Miriam Belchior foi criado por: SESDUFT.