Abaixo-assinado CARTA DE REPÚDIO AO ACORDO MPOG 04/2011 DE 26/08/2011

Para: Presidência da República, MPOG, ANDES-SN e PROIFES

CARTA DE REPÚDIO AO ACORDO MPOG 04/2011 DE 26/08/2011

Pela primeira vez na história da República Brasileira, os professores precisam convencer não apenas os governantes dos seus valores e esclarecer suas importâncias, mas também às suas próprias Centrais Sindicais signatárias do Acordo MPOG 04/2011.

Independente de interesses pessoais ou bandeiras político-partidárias defendidas, os docentes que concordam com essa carta sinalizam que o País está permeando por uma oportunidade de revitalizar a Educação Nacional, contudo, isso passa, inexoravelmente, por maior valorização do profissional acadêmico.

Aceitar uma proposta de reposição de 4%, considerando a inflação do período em questão, e a futura equiparação salarial com os servidores do Ministério de Ciências e Tecnologia de forma verbal, traz à tona uma triste, seca e preocupante realidade: não estamos valorizando a Educação, tampouco fortalecendo. O futuro será conforme os cálculos previstos: Instituição Federal de Ensino NÃO será sinônimo de qualidade.

Mesmo com intenso sentimento de angústia, sentimo-nos fortes quando lembramos que a Educação é formada, executada e sobrevive exclusivamente pelos professores, e não por Centrais Sindicais ou semelhantes; lembrança essa que nos faz reverberar nossos anseios por diversos meios midiáticos com artifícios de paralisação de atividades letivas e explicações perenes aos discentes e comunidade sobre os fatos.

A data 26 de agosto de 2011 será esquecida da História da Educação, enquanto o dia 1º de setembro do mesmo ano será lembrado como o dia em que os professores fizeram uma paralisação Nacional em forma de repúdio ao Acordo 04/2011; a fim de fortalecer a Educação Nacional, sinalizando, ainda, que os professores podem formar opiniões de formas clara, rápida e objetiva; bem como efetivar perspectivas de indicativo de greve pelas bases, independente de interesses pessoais.

1.342 Pessoas