Abaixo-assinado REPÚDIO DOS RECIFENSES CONTRA A DEMOLIÇÃO DO EDIFICIO CAIÇARA

Para: Governador do Estado de Pernambuco

Nós, abaixo assinados, solicitamos medidas urgentes para que o poder público impeça a demolição do Edifício Caiçara, situado à Avenida Boa Viagem, número 888, bairro do Pina, Recife-PE.
Por tratar-se de um dos últimos edifícios que representam o período da ocupação inicial da praia de Boa Viagem, construído no final da década de 30 do século passado, com seu estilo arquitetônico neo-colonial tardio é um símbolo cultural importante que não deve ser arruinado, e sim, preservado. Demoli-lo é destruir um pedaço valioso da memória da cidade.
Sabendo-se que o mesmo não foi tombado municipalmente e nem mesmo considerado “imóvel especial” - devido a alterações sofridas ao longo dos anos, sendo, portanto, considerado “descaracterizado” - solicitamos que seja recuperado em seu estilo original, e preservado. Não aceitamos que em seu lugar surja mais um espigão sem comprometimento com a história e cultura locais.
Quanto ao uso destinado ao edifício, temos algumas sugestões:
1. Transformar o espaço em um Centro Cultural da zona sul , tão carente de espaços destinados a este fim;
2. Buscar apoio da iniciativa privada e novos proprietários para requalificar o edifício transformando-o em Hotel-boutique;
3. Que os novos proprietários se obriguem a mantê-lo em suas características originais para uso residencial.
O importante é que o prédio seja preservado, e nossa cultura também, impedindo a destruição da memória arquitetônica de nossa cidade.
Nesse sentido, imploramos ao Excelentíssimo Senhor Governador Eduardo Campos que o Edifício Caiçara seja tombado pela FUNDARPE, assim impedindo sua demolição.

Recife, 08 de setembro de 2011.

1.568 Pessoas