Abaixo-assinado Liberação de Licenças para as empresas de Pontal do Paraná

Para: Ministerio Publico

O litoral paranaense já foi abandonado por varias décadas e agora com a possibilidade da reativação dos trabalhos da Techint e da instalação da subsea7, a população começou a sonhar novamente. Porem, neste dia 24 de outubro os nossos sonhos foram todos desfeitos pelo Ministério Publico Federal e Ministério Publico –PR , através dos promotores Sergio Luiz Cordoni , Alexandre Gaio e o procurador Federal Alessandro José Fernandes de Oliveira, que moveram ação, a qual foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação, contra a instalação da Italiana Techint no Balneário de Pontal do Sul.
O IAP do Paraná já havia liberado as licenças ambientais para o inicio das obras, pautando sua decisão com certeza na lei e no interesse da coletividade, tanto que a empresa Techint havia formalizado contato com o sistema FIEP para o treinamento e capacitação da Mao de obra, que seriam a principio 120 vagas para Pontal do Paraná, 70 para Matinhos e 70 para Paranaguá e com a certeza da abertura de aproximadamente 3.000 vagas diretas, sem citar os empregos indiretos que virão com o empreendimento, o comercio local estaria aquecido e se desenvolveria, ampliando ainda mais o potencial empregatício do litoral.
Uma ação semelhante foi impetrada contra a empresa norueguesa Subsea 7, pelos mesmos senhores, afastando a empresa do litoral paranaense e que por esse motivo acabou se dirigindo para outros estados, onde não encontram tanta resistência, como por exemplo nosso estado vizinho Santa Catarina. DÁ-SE A NÍTIDA IMPRESSÃO QUE OS SENHORES ACIMA CITADOS NUNCA CONVIVERAM MAIS QUE TRINTA DIAS, PROVAVELMENTE JANEIRO, EM NOSSO MUNICÍPIO
O litoral paranaense não é alheio a preservação ambiental, porém acredita que pode- se conduzir um desenvolvimento sustentável, onde as necessidades da natureza e do ser humano, possam conviver de forma satisfatória, dessa forma proporcionando condições mais dignas de vida ao homem e que essas são conseguidas através do trabalho racional, unindo meio ambiente e boas ações da coletividade humana.
Os Pontalenses sentem-se discriminados, já que a lei é igual a todos, com os mesmos direitos e deveres. Surgem então indagações e questionamentos referentes a aplicação destas normas de forma tão rígidas e qual o real interesse... Porque o litoral do Paraná não tem a possibilidade de se desenvolver, fazendo com que a maioria da população passe por dificuldades financeiras quase o ano todo, pois o turismo que gera renda dura apenas em média 30 dias.
O MP deveria ouvir a voz da população e buscar defender a melhoria de vida dessa gente, que gostaria de também poder oferecer condições dignas de vida a suas famílias.
Pedimos a todos que assinem este abaixo assinado, pedindo que sejamos ouvidos pelo Ministério Publico que análise e que libere com urgência as Empresas para que possam se estabelecer definitivamente em Pontal do Paraná.
Todos por uma Pontal Melhor.