Abaixo-assinado revogação da demissão do Dr. Paulo Roberto Martins

Para: Excelentíssimo senhor Governador de Estado de São Paulo Dr. Geraldo Alckmin

Excelentíssimo senhor Governador de Estado de São Paulo

Dr. Geraldo Alckmin

O pesquisador sociólogo Dr. Paulo Roberto Martins foi demitido pela Direção do IPT no dia 07/11/2011 de forma sumária e sem justa causa depois de 25 anos de trabalho, quando faltavam apenas três meses para que fosse completado o tempo de serviço necessário para que requeresse sua aposentadoria.

O motivo alegado pela Direção do IPT para a demissão do pesquisador refere-se tão somente ao processo de reestruturação pelo qual estaria passando a instituição.

Senhor Governador, o bom senso indicaque um motivo tão geral como esse não apresenta característica que implicasse a demissão imediata e sumária de um pesquisador com mais de 25 anos na casa.

Ocorre que há cerca de dois anos o mesmo pesquisador foi ameaçado com demissão pela direção do IPT, em função de suas posições e visão sobre a necessidade de se promover a informação e o debate público dos possíveis impactos econômicos, sociais e ambientais positivos e negativos das nanotecnologias sobre TODAS AS ÁREAS da atividade humana.

A Direção do IPT não aceita a existência de opiniões livres que procuram promover o esclarecimento da população leiga e o debate fora da sua estrutura por um grupo de pesquisadores de diversas instituições, públicas e privadas, que compõem a RENANOSOM A - Rede de pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. Não se trata de ser contra ou a favor, mas simplesmente de reconhecer a necessidade do debate público sobre o tema, algo que já ocorre de forma avançada em todo o mundo.

Consideramos que foi essa intolerância que fundamentou o verdadeiro motivo “vingador” que levou à demissão intempestiva e sumária do Dr. Paulo Roberto Martins, que, queira ou não a Direção do IPT, é atualmente uma das pessoas nacional e internacionalmente mais engajadas no ambiente público e privado no fomento ao debate sobre os possíveis impactos, positivos e negativos, dos processos e produtos nanotecnológicos e ou que tragam em si componentes nanotecnológicos.

Diante do exposto, e por considerarmos injustificada a demissão do pesquisador, nós abaixo assinados vimos à presença de Vossa Senhoria solicitar que revogue esse ato injusto, uma vez que não condiz com a sua postura pública de afirmar que está preocupado com as pessoas e a democracia.