Abaixo-assinado EM DEFESA DO PRÉDIO HISTÓRICO DO ANTIGO HOSPITAL DR. ALVAREZ

Para: EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA/RS

Os cidadãos abaixo assinados vêm por meio deste, propor ação URGENTE Vossa Excelência na DEFESA E SALVAÇÃO do prédio histórico, popularmente conhecido como Antigo Hospital do Dr. Alvarez, situado na Rua Cel. José Nunes, no. 227 – em frente à Praça Júlio de Castilhos, no Município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul. Pelas razões e fatos a seguir:

O monumento, reconhecido por este Município como Patrimônio Histórico e Cultural mediante a Lei 5.120/2006, tem grande estima histórica para população patrulhense, pois foi um dos mais importantes hospitais em toda a história do Município.

O Antigo Hospital é testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas que exerceram papel fundamental na sociedade patrulhense. É comum ainda hoje escutarmos as pessoas referindo-se a Rua Cel. José Nunes, com a “Rua do Hospital Alvarez”, prova que para os patrulhenses o Antigo Hospital ainda está “vivo”, faz parte na memória coletiva de nosso município.

O Antigo Hospital está sem manutenção há cerca de 30 anos, portanto vulnerável a ação do tempo e de vândalos, pois se encontra com as aberturas quebradas. A parte principal está sustentada somente pelas paredes em alvenaria, sendo que as mesmas correm grande risco de desabar por estarem expostas ao sol e a chuva. Quando as estruturas em madeira do bem histórico começaram a desabar, não foi realizado nenhum tipo de escoramento adequado e/ou de cobertura provisória, ocasionando maior e mais rápida degradação do prédio.

Aos arredores do bem histórico, residem famílias que estão correndo grande risco, pois a qualquer momento as paredes do prédio podem desabar sobre suas residências, causando muitos prejuízos materiais e infinitos prejuízos humanos, caso caia sobre um dos moradores.

Portanto, requeremos a imediata AÇÃO DE DEFESA E SALVAMENTO do patrimônio histórico, por tratar-se de bem de interesse histórico e cultural devidamente arrolado na legislação municipal, portador de valores artísticos e paisagísticos na cidade, cuja demolição agride os direitos coletivos e difusos.

Segue assinado por mim, Delegada Regional da Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico em Santo Antônio da Patrulha e Litoral Norte e os abaixo assinados.