Abaixo-assinado Pedido para realização de homenagem ao cidadão e músico douradense sr. Enéas Gonçalves (sr. Tanaka)

Para: Exmo. Sr. Prefeito de Dourado (SP), sr. Edmur Pereira Buzzá ; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Dourado (SP), sr. Aparecido de Oliveira ; demais vereadores da Câmara Municipal de Dourado (SP)

Os cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes no município de Dourado (SP) vêm, por este meio, requerer a Vossas Excelências que se faça uma justa homenagem ao cidadão e músico douradense sr. Enéas Gonçalves - mais conhecido como Tanaka - dando seu nome ao coreto da Praça da Matriz.

Essa proposta, que nasceu de uma iniciativa popular, teve grande apoio numa votação informal realizada pela internet. Espontaneamente, 213 pessoas votaram a favor da homenagem; 11 votaram contra e 1 se absteve. Além disso, ela tem aspectos importantes no que diz respeito a valorização do patrimônio material e imaterial da cidade.

Patrimônio imaterial: a proposta se junta aos esforços da Prefeitura no sentido de valorizar e incentivar a tradição da Banda Marcial em Dourado. Uma tradição que começou há décadas, que permanece e que deve continuar no futuro. Homenagear um legítimo representante dessa tradição - o sr. Tanaka - ajuda a perpetuá-la e tem papel educativo.

Partrimônio material: como a Igreja Matriz, o coreto está na região da escola Senador Carlos José Botelho (tombada) e faz parte da paisagem reconhecida como patrimônio pelos cidadãos e pelo CONDEPHAAT. É um elemento típico das cidades brasileiras que nasceram entre o fim do século XIX e início do XX. É testemunha de como se vivia em épocas passadas e pode ser útil para atividades atuais. Dar o nome do sr. Tanaka ao coreto destaca seu valor patrimonial e ajuda a preservá-lo. Pedimos também que se faça a devida manutenção e preservação do prédio em questão.

Assim, esperamos que as autoridades sejam sensíveis a esta demanda popular e tome as providências necessárias para oficializar esta homenagem que só trará benefícios ao homenageado, aos cidadãos e ao município.

Na forte convicção de sermos atendidos, encaminhamos este documento assinado por todos os interessados.