Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Reativação da linha ferroviária de Poços de Caldas e melhorias no bem tombado

Para: Ao Sr. Prefeito de Poços de Caldas Paulo César e demais autoridades competentes

“Durante alguns anos, a Estação Ferroviária de Poços de Caldas, conhecida localmente como “Fepasa” -a qual insisto tratar de Estação Mogyana, considerando suas origens com o Ramal de Caldas da Cia. Mogyana, inaugurado em 1886 por Dom Pedro II- foi utilizada como sede da Guarda Municipal. O prédio, apesar de ocupado pela Municipalidade, deteriorou-se de tal forma que a simples observação da área externa era desoladora (foto abaixo). Bastante modificada em relação ao projeto original, mas ainda assim construção importante e imponente, inclusive tombada pelos órgãos municipais de defesa do patrimônio histórico (prédio e adjacências), a Estação passou por uma reforma recente que lhe devolveu um pouco da vitalidade, mas essa aparência cai diante de uma observação mais detalhada, como a pintura de má qualidade, janelas de madeira deterioradas ou calhas de chuva danificadas, entre outros, culminando com a instalação de uma porta de vidro “blindex” na entrada”. (Rubens Caruso).

As crianças da Escola Criativa Idade ao estudar a história do trem, e em particular o trem de Poços de Caldas e seu leito ferroviário, se mobilizaram para pedir melhorias no edifício tombado e a reativação da linha. Encontram em seus estudos um parceiro, Rubens Caruso. Que já vem lutando pela preservação deste patrimônio a um bom tempo.

O que queremos é:
-a preservação e o cumprimento das leis de tombamento da Estação e o conjunto ferroviário adjacente, incluindo a remoção dos muros particulares que fecharam o acesso aos trilhos;
-a preservação, o tombamento e a transformação do conjunto “Pilares da Mogyana” em logradouro turístico;
-a preservação e tombamento do patrimônio arquitetônico e ferroviário existente na “rua Beira-Linha”, encerrando a ideia de transformação do leito da ferrovia em avenida ou ciclovia;
-a reativação do trecho entre a estação central de Poços de Caldas e a estação Bauxita para, num futuro próximo, ver reativado o trem de passageiros ligando Poços de Caldas ao estado de São Paulo.
Acessem o blog Memórias de Poços (http://www.memoriadepocos.com.br/) e vejam todo o levantamento feito pelo jornalista Rubens Caruso.
No blog da escola Criativa Idade você encontra depoimentos recolhido pelas crianças de moradores da rua “Beira Linha”. (www.escolacriativaidade.blogspot.com).



Qual a sua opinião?

Abaixo-assinado Reativação da linha ferroviária de Poços de Caldas e melhorias no bem tombado, para Ao Sr. Prefeito de Poços de Caldas Paulo César e demais autoridades competentes foi criado por: Escola Criativa Idade.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
895 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar