Abaixo-assinado Indígenas Desabrigados

Para: Aos Excelentíssimos Senhores Prefeitos das cidades de Tapejara/RS e de Charrua/RS e ao Excelentíssimo Senhor Coordenador da Regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de Passo Fundo/RS

Vimos, por meio deste, exigir que os poderes públicos assumam seu papel e tomem atitudes adequadas para com os indígenas da reserva do Ligeiro – Charrua/RS.

São centenas de pessoas que há cinco dias estão desabrigadas no centro da cidade de Tapejara/RS, sobrevivendo apenas com doações de indivíduos isolados.

Na última noite, dia 20.11, os próprios índios tiveram que tomar a iniciativa de abrir a porta da casa onde funciona o posto da FUNAI para poderem ao menos abrigar-se da chuva.

Mesmo assim, eles continuam em uma situação extremamente preocupante: a casa onde funciona o posto da FUNAI não tem espaço para abrigar todos eles. Eles não tem colchões nem cobertores em número suficiente. Estão apenas com a roupa do corpo e algumas roupas doadas pela comunidade. Para se alimentar também estão dependendo da boa vontade de doações de pessoas isoladas. Além disso, não tem fogão e panelas para cozinhar, nem talheres e pratos para comer.

Eles estão tomando banhos improvisados em um tanque que tem no pátio da casa onde funciona o posto da FUNAI e usando os banheiros públicos da praça da cidade. Está faltando fralda e leite para as crianças.

Esta situação FERE A DIGNIDADE HUMANA E PRECISA SER RESOLVIDA. A volta deles com segurança às suas casas precisa ser negociada e garantida com urgência.
Além disso, eles precisam ser abrigados enquanto não se resolve a situação na Reserva do Ligeiro.

Exigimos que a FUNAI, a Prefeitura Municipal de Charrua e a Prefeitura Municipal de Tapejara assumam suas responsabilidades e tratem essa situação com a seriedade que merece ser tratada, pois já se tornou há muito tempo uma situação inaceitável.