Para: Congresso Nacional do Brasil e Ministério da Educação

Para: Congresso Nacional e Ministério da Educação

Mediante os assassinatos cometidos por Wellington de Oliveira a alunos da Escola Tasso da Silveira em Realengo-RJ, fato ocorrido no dia 07/04/2011, por meio deste abaixo assinado, pedimos aos nossos governantes, medidas eficazes na luta contra o Bullying. Como foi noticiado, uma das causas que pode ter agravado a perturbação mental deste assassino, foi ter sido vítima de Bullying durante seus estudos no colégio onde aconteceu a tragédia.
Segundo Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva em seu livro Bullying - Mentes perigosas nas escolas , o Bullying é um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem principalmente dentro das instituições de ensino. O sofrimento destas crianças se da no silêncio que maltrata a alma e perturba a mente, formando uma revolta interior, que poderá influenciar negativamente a vida da vítima.
Segundo levantamento realizado pelo IBGE , o Bullying já vitimou 31% dos estudantes brasileiros.
O Brasil ainda não tem uma lei federal sobre o combate ao Bullying, o que existe são dois projetos de lei, o PL-5369/2009 da Deputada Sueli Vidigal - PDT /ES e o PLS 228/10 de autoria do senador Gim Argello – PLS. Outras iniciativas são por parte de alguns estados como o RS, RJ, SP. Porém ainda é pouco diante da destruição que o Bullying provoca, uma prova maior disso não precisa ser mostrada para o Brasil se conscientizar deste problema.
Por isso imploramos aos nossos governantes:

1 - Aceleração da votação dos projetos de lei que estão em Brasília contra o Bullying, para que sejam aprovados e entrem em vigor o mais rápido possível, para enfim o Brasil ter uma Lei Federal específica para esta violência.
2 - Pedimos que tais projetos inclua punição para professores e diretores de instituições de ensino público e privado que sejam coniventes com o Bullying (fato que não é proposto nos dois projetos analisados).
2 – Pedimos campanhas publicitárias nas diversas mídias para mostrar e conscientizar a todos que o Bullying é uma violência e deve ser combatido.
3 – Ministério de Educação instrua professores e diretores das instituições de ensino público e particular para o combate com eficácia, pois, o discurso que o Bullying é uma brincadeira de criança não pode mais continuar neste país.
4 – Acompanhamento e tratamento psicológico para as vitimas de Bullying.

Esse abaixo assinado mostra aos governantes o início da campanha: Brasil Contra o Bullying.
Somos a favor dos projetos de lei acima citados, mas com o acréscimo dos itens acima descritos, por entendermos que são importantes na luta conta o Bullying.

Para se unir ainda mais nessa corrente contra o Bullying entre no Blog:

Brasil, Abril de 2011

Abaixo-assinado SOMOS CONTRA O BULLYING E A FAVOR DE UMA LEI FEDERAL CONTRA O BULLYING, para Congresso Nacional do Brasil e Ministério da Educação foi criado por: Brasil Contra o Bullying.