Abaixo-assinado Preservem a Serra dos Cocais

Para: todos

Caros Amigos ,

Com dois polêmicos projetos de alteração do Plano Diretor, a prefeitura de Valinhos está prestes a EXTINGUIR a atividade rural na cidade, e destruir um importante manancial da região.

O primeiro, usando como pretexto a criação de uma área de logística, mas que na verdade transforma 6 milhões de metros quadrados da área rural em área urbana. A alegação é que Louveira arrecada mais impostos do que Valinhos por ter uma área de logística, só que, para faturar mais, Louveira utiliza apenas 10% da área que Valinhos está propondo.

O segundo e mais ambicioso projeto, abre as portas para a urbanização de uma grande área de proteção e recuperação de mananciais, chamada Serra dos Cocais, situada entre os municípios de Valinhos, Itatiba, Louveira e Vinhedo, nela nascem diversos córregos e ribeirões formadores do rio Capivari, Ribeirão Pinheiros e do rio Atibaia, este último responsável por 95% do abastecimento de Campinas e outros municípios da região. Seu subsolo possui um conjunto de cavernas granitóides, algumas consideradas como as maiores do Brasil. Sua vegetação é uma transição entre mata atlântica e cerrado, e abriga também um pequeno mostruário de flora seca da caatinga, um remanescente de vegetação da última fase seca da época da glaciação, de mais de 10 mil anos. Só no primeiro projeto serão mais de 6.000 lotes. Para onde vão os animais em extinção moradores da Serra, como a onça parda ?

Não podemos permitir que especulação imobiliária acabe com este rico patrimônio natural.

Veja mais informações no blog da Assoc. Amigos da Serra dos Cocais: serradoscocais.blogspot.com

Portanto, abaixo assinamos para que a justiça não permita que o Plano Diretor de Valinhos seja modificado pelos projetos 150, 150A, 150B, 151, 151A, 151B/09 e 26/11.

Preservem a Serra dos Cocais !

3.153 Pessoas