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Abaixo-assinado Prioridade Máxima para a Educação Pública Baiana

Para: Governador do Estado da Bahia

Petição Pública

Esta petição tem como objetivo sensibilizar o Governo do Estado da Bahia no sentido de conferir à Educação Pública a primeira prioridade.

Senhor Governador;

Nós, que abaixo assinamos, entendemos que a Educação é o meio mais eficiente de transformação social e progresso de um país. A importância de uma Educação Pública de qualidade se reflete em saúde e segurança públicas também de qualidade. A História nos demonstra que as nações que priorizaram a Educação, hoje, apresentam melhores índices de saúde e menores índices de violência. Os relatórios das Nações Unidas referentes a essas esferas são claros em apontar essas implicações.
Neste sentido, estamos convencidos de que os investimentos em Educação devem ser a prioridade máxima do Estado da Bahia, também do Brasil. As escolas públicas baianas precisam apresentar resultados compatíveis com os das escolas privadas. Não podemos aceitar mais a velha história de que as escolas públicas não têm condições de competir com as escolas privadas. Essa segregação maltrata e humilha a população pobre baiana e a brasileira. Por que as escolas públicas não têm auditórios, salas de vídeo, refeitórios, quadras poliesportivas, laboratórios e outras instalações adequadas ao pleno exercício do direito de aprender?
Por outro lado, não podemos mais aceitar que os profissionais em Educação sejam concebidos como cidadãos e servidores de segunda classe. Professores estudam tanto quanto arquitetos, engenheiros e advogados e, no entanto, é vergonhoso fazer comparação das condições de trabalho e de salário entre estes e aqueles. Parafraseando uma ideia atual, a base de toda conquista é o professor. Nós acreditamos nisso! Mas, os futuros profissionais, e os atuais, também precisam acreditar e saber que entraram numa profissão valorizada e bem remunerada, de acordo com sua importância. Estamos fartos de testemunhar os melhores alunos das classes afirmando que querem ser médicos, engenheiros e advogados e “Deus me livre de ser professor”.
É doloroso, mas é preciso, reconhecer que as vagas dos cursos de licenciatura acabam sendo preenchidas, em sua maioria, por cidadãos desmotivados, com baixa autoestima e desacreditados. Geralmente, esse é o profissional que acaba saindo da Universidade e entrando nas escolas. Este profissional passa a lecionar, não por amor à profissão, não por talento em ensinar, mas por não ter tido outra opção “melhor”. Só quem é professor e convive com outros professores sabe o quanto este profissional se queixa de ser o que é. É claro que há aqueles que, com instinto de autodoação e missionário, escolhem ser professores por aptidão e talento. Mas, até estes, sofrem com a inegável desvalorização profissional.
Diante do exposto, solicitamos de V. Exª. compreensão e agilidade no cumprimento da Lei nº 11.738 de julho de 2008, que estabelece o Piso Salarial Nacional Profissional do Magistério, que contempla a TODOS os professores, pois foi criado para valorizar a TODOS não só a uma parcela destes profissionais. Outrossim, solicitamos que todas as escolas públicas baianas possam ser equipadas com instalações pedagógicas adequadas ao pleno exercício do direito de aprender para que os cidadãos que nelas estudem possam se formar em igualdade de condições com os demais.
Subscrevemo-nos e aguardamos deferimento.




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