Abaixo-assinado Incorporar o medicamento Fingolimoide para tratamento da Esclerose Multipla no Sistema SUS

Para: Ministério da saúde-Secretaria de Ciências ,Tecnologia e Insumos estratégicos

EXPOSICAO DE MOTIVOS

Durante anos (décadas) nós portadores de Esclerose Múltipla estamos aguardando a medicação oral no Brasil, este momento chegou com o Fingolimoide (medicação oral).

Com a liberação do FDA e ANVISA estávamos certos que o Ministério da Saúde iria incorporar esta importante medicação ao programa de Medicamento de Alto Custo do sistema SUS, mas para nossa decepção ficamos sabendo através da Portaria de 25 de setembro de 2012 do Ministério da Saúde/Secretaria de Ciências ,Tecnologia e Insumos estratégicos não incorporou a medicação.

Esta decisão frustrou muitos portadores que estão sem tratamento devido a inúmeros fatores e um deles e principais é a falha terapêutica.
Estes pacientes estão tendo o quadro clinico agravado, pois não há respostas com os atuais fármacos (interferons e Glatiramer).

Esta negativa do Ministério da Saúde, fez com que todos nós tivéssemos uma queda muito grande em nossa auto-estima. Os benefícios do medicamento oral fora a sua eficácia já comprovada, senão o FDA e a ANVISA não teriam liberado, é grande .

A Medicação oral trás inúmeros benefícios na:
1- Qualidade de vida: o fato de ser de uso oral, facilita a posologia para o tratamento da doença;
2- Segurança: Por ser uma medicação oral, não necessitando de ser acondicionada na geladeira, não haverá os transtornos da falta de energia e nem a insegurança de que a temperatura esta certa ou errada;
3- Economia para as Secretarias de Saúde Estaduais: Sim, pois as SESs não iram precisar de geladeiras, haverá uma grande economia na conta de Energia, não haverá necessidades de Gerador para este fim.
4- o valor do fármaco é atrativo,menor que outras drogas usadas na Esclerose Múltipla

5- E por saber através de relatos dos nossos médicos que houve melhoras significativas em portadores,como:
5-1- Melhoras cognitiva dos sistemas funcionais, motores, sensitivos,
5-2- A resposta clinica de alguns pacientes esta sendo satisfatória, não apresentando casos de novos surtos.
5-3- Pacientes não tem apresentado efeitos colaterais ate o presente momento, estando engajado nas atividades da vida diária.

Estamos solicitando a todos que nos ajudem a assinar e repassar este Abaixo Assinado.Nós precisamos da medicação oral.

4.880 Pessoas