Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Estrada Portel-Tucuruí

Para: Governador do Estado do Pará

Portel-PA, 23 de Outubro de 2012

Excelentíssimo Senhor
Simão Robison Oliveira Jatene
Governador do Estado do Pará
Palácio dos Despachos, Rod. Augusto Montenegro, km 9 - Coqueiro
Belém – PA
CEP: 66823-010

Assunto: Estrada Portel-Tucuruí

1. Nós, cidadãos brasileiros mencionados abaixo em apoio aos sonhos do Grande Felizardo Diniz (ex-prefeito de Portel já falecido), vimos por este meio pedir a Vossa Excelência que se digne a submeter a superior deliberação do Excelentíssimo Governador do Estado do Pará, Senhor Simão Jatene, Projeto de Lei autorizando a criação da Estrada Portel-Tucuruí.

2. A abertura da referida estrada possibilitará o escoamento das riquezas produzidas na rica cidade de Portel, que há anos vislumbra sair das amarras do tráfego fluvial, que sempre causou prejuízos em termos de tempo de transporte de pessoas assim como de gêneros, tanto produtos gerados no município quanto aqueles só encontrados nos grandes centros, tais como as roupas, alimentos, bebidas, combustíveis, veículos, que foram, ao longo dos últimos 70 anos, tendo sua rota diminuída pelas embarcações mais modernas, mas nesse tempo passado a demora se estendia até uma semana para, depois, ser feita em pelo menos 24 horas e, hoje, estamos na metade desse tempo, ou seja, 12 horas.

3. A história de Portel mostra que houve investidas econômicas no setor extrativista desde o início de sua criação em 1758 e se perpetua até hoje. Homens vindos de diversas partes de Brasil souberam explorar a borracha e a castanha, alguns até alcançaram um nível de riqueza gloriosa, mesmo com a dificuldade enfrentada pela distância da capital, onde os produtos tinham como destino. Houve um período, nos anos 40, em que uma empresa se instalou com os equipamentos mais modernos do mundo para a produção de compensados e laminados, dada a fartura de madeiras de todos os tipos, inclusive os mais cobiçados do mundo como o louro faia. A produção de farinha, vista como uma prática indígena, também teve e continua a ter destaque na economia local.

4. A falta de representantes locais na Assembleia Legislativa do Estado do Pará sempre foi tida como um dos empecilhos criados para a não abertura da estrada que foi sonho de muitos portelenses nos quase cem anos passados. Muito embora reconheça-se a falta de representatividade, os próprios administradores locais não se mostraram interessados em realizar esse sonho antigo, pois desde Felizardo Diniz, na década de 80, que não se avançou nem um metro sequer. Sabe-se, através de registros históricos, que os homens ao longo de sua trajetória no mundo, buscaram duas coisas: territórios e rota de tráfego. O próprio Brasil é um exemplo, para nós portelenses, de que os homens do passado buscavam rotas para alcançar os produtos que a população de seu território precisava, tanto que, a caminho das Índias o Brasil foi encontrado na tentativa de se buscar as famosas especiarias da Índia.

5. Com o advento da energia de qualidade fornecida pela Hidrelétrica de Tucuruí, o Linhão, empresas podem finalmente se instalar em Portel, assim como os pequenos produtores que, em grande parte, já estão logrando êxito na produção da farinha. Comércios não mais tem seus frangos e carnes apodrecidas pela falta de energia nos frigoríficos. Sendo assim, o segundo maior passo que Portel dará será a implementação da estrada como uma forma de diversificar a busca de produtos gerados em Portel, assim como a importação de materiais ainda não produzidos por estas bandas.

6. Recentemente um garoto morreu após traumatismo craniano. Segundo o médico, exames foram feitos e as respostas aos vários estímulos apontavam condição de salvamento daquela vida. No entanto, a demora na prestação de socorro por helicóptero se mostrou ineficaz no período noturno, em cujo horário não é possível a movimentação dessas aeronaves que têm prestado atendimentos indiscutíveis, mas que, por si só servem mais como um paliativo.
7. Acreditamos, Senhor Governador, que a criação da estrada Portel-Tucuruí trará efetivos benefícios a Portel e aos municípios da região marajoara e ao setor turístico que se destacará ante a beleza inconteste dessa terra linda amada por todos que por aqui passam.

(Assinaturas de endosso complementares ao documento serão entregues e protocolados no Palácio dos Despachos)



Qual a sua opinião?

Abaixo-assinado Estrada Portel-Tucuruí, para Governador do Estado do Pará foi criado por: BLOG EDUCADORES DE PORTEL.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
182 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar