Abaixo-assinado Petição para concessão do DIREITO aos SABATISTA de realizar o ENEM após o pôr-do-sol de sábado

Para: Ao Congresso Nacional Brasileiro

Nós, Adventistas do Sétimo Dia, e sabatistas como um todo, em cumprimento ao mandamento bíblico, basicamente contido no livro de Êxodo, capítulo 20, versículo 8 ao 10, não exercemos nenhuma atividade secular, quer seja trabalho remunerado ou qualquer atividade que busque apenas o benefício próprio, senão a estrita adoração a Deus.

Esse período do sábado, compreende do pôr-do-sol de sexta-feira (entre 17:00 e 19:00, dependendo do fuso horário) até o pôr do sol do sábado.

Consequentemente, por respeitar estes princípios, nós não realizamos a prova do ENEM aos sábados, assim como Judeus, Adventistas da Reforma, da Promessa, dentre outras denominações e crenças.

UMA MEDIDA INSUFICIENTE, A DESIGUALDADE CONTINUA

Como forma de tentar amenizar este prejuízo a uma parcela significativa da população, o Governo Federal concedeu a possibilidade de os sabatistas fazerem a prova após o pôr-do-sol de sábado, mas que para isso estivessem dentro da sala de aula, sem contato com nenhum meio de comunicação, informação, entretenimento, sequer a Bíblia, como se já estivesse em processo de prova, até que o pôr-do-sol acontecesse.

Acontece que, embora as necessidades dos sabatistas tenham sido atendidas em parte, ainda assim, mesmo com tais medidas, os Adventistas e sabatistas em geral ainda continuam a ter a sua liberdade religiosa violada.

Com o modelo de avaliação atual imposto aos sabatistas, os mesmo ainda são postos em desigualdade em relação aos demais candidatos, pois existe claramente um enorme desgaste físico, mental e psicológico desses candidatos pelo fato de terem que esperar, sem nenhum tipo de ocupação, até mesmo com restrição para usar o sanitário, por um período de aproximadamente SEIS HORAS antes da prova iniciar, com alimentação muitas vezes insuficiente por só ser possível levar lanches que não pereçam com facilidade. Além de tudo isso, tem ainda o tempo normal da prova, que é de até 4h 30min, somando um tempo total, com espera mais a prova, de mais de 10 horas dentro da sala.

A SULUÇÃO

Propomos que seja feita uma SEGUNDA PROVA, com questões e temas totalmente diferentes da que é feita no horário normal, a qual possuem 4 cores. Desta forma nenhum sabatista poderá levar vantagem se, porventura, tiver acesso às provas que já foram realizadas no período normal.

Assim, poderemos chegar ao local da prova logo após o por do sol (aprox. 18:30) e fazer a prova sem tanto desgaste e sem ficar em desvantagem contra os demais candidatos.

A PETIÇÃO

Logo, consideramos justo que todos os sabatistas também tenham o DIREITO de realizar a prova no tempo de duração normal, como os demais candidatos, e que assim possa ter dignidade, respeito, e condições de concorrência equitativa.

CONCLUSÃO

A quantidade de sabatistas no Brasil é muito grande, só de Adventistas alcança quase 1,5 milhão de membros. Destarte, é possível alcançarmos 1 milhão de assinaturas e levar esta petição ao Congresso para que a liberdade religiosa, neste caso, possa ser praticada de fato.

2.225 Pessoas