Abaixo-assinado GEOPARQUE Costões e Lagunas do Rio de Janeiro JÁ

Para: Congresso Nacional do Brasil

Os cidadãos abaixo-assinados solicitam ao Congresso Nacional a indicação da Proposta do GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, a fim de seja encaminhado a UNESCO na sua totalidade e se torne PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE.

Breve Descrição:

_ Proponentes: UFRJ, ETH Zürich, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Consórcio Intermunicipal Lagos São João, com suporte da Petrobras;

_ Localização: Municípios de Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes e São João da Barra;

_ Importância: Possui geossítios de importância internacional por três características básicas:

a) Geossítios que permitiram a datação e caracterização da Orogenia Búzios, representativos do fechamento do Gondwana no Atlântico Sul;
b) Estromatólitos holocênicos: presença no sistema Lagunar de Araruama e na Lagoa Salgada;
c) Dolomita holocênica: presença de dolomita em depósitos estratificados e maciços provenientes de metabolismo de bactérias, em sítios que vem despertando o interesse internacional porque podem ajudar a desvendar o “mistério da dolomita”;

_ Dados adicionais: Nos costões predominam litotipos metamórficos, para e ortoderivados, que registram a evolução tectônica desde o Paleoproterozoico até a Orogenia Búzios, no Cambriano. Ocorrem diques toleíticos mesozoicos e corpos alcalinos plutônicos a subvulcânicos paleocênicos. Unindo os costões e proporcionando a formação das lagunas, os sedimentos são de idades, origens e composições diversas, com depósitos continentais e marinhos rasos do Mio-Plioceno, até fluviais, marinhos, lagunares e eólicos do Pleistoceno ao Holoceno.

Destacam-se as lagunas hipersalinas com características físico-químicas, sedimentológicas e principalmente biológicas únicas, em que a presença de estromatólitos e dolomita recentes, originados da ação de cianobactérias, constitui laboratório natural de importância internacional. Ocorrem centenas de sítios arqueológicos. Aspectos históricos relacionados às primeiras povoações brasileiras nos remetem ao descobrimento do país, à exploração do pau-brasil, à invasão francesa em Cabo Frio e ao caminho dos jesuítas.

A região foi registrada na passagem de naturalistas como Darwin e Saint-Hilaire. Destacam-se as salinas cuja extração permanece quase a mesma desde o século 19. Foram implantados 31 painéis dos projetos Caminhos Geológicos e Caminhos de Darwin. Possui rede estabelecida de Educação Ambiental envolvendo comitê de bacia, prefeituras, escolas e ONGs.

Geoparques tem como objetivo, entre outros, constituir uma série global de sítios geológicos ou geossítios destinados a integrar um acervo para a preservação do patrimônio geológico. Nesse sentido, os geossítios são vistos como complementares à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, possibilitando desenvolver um mecanismo adequado para o reconhecimento de locais de importância internacional, identificados a partir de inventários geológicos nacionais.

Vale destacar que um geoparque não constitui uma unidade de conservação, nem é uma nova categoria de área protegida, mas oferece a possibilidade de associar a proteção da paisagem e dos monumentos naturais com o turismo e o desenvolvimento regional. A ausência de um enquadramento legal de um geoparque é razão do sucesso dessa iniciativa em nível mundial.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento