Abaixo-assinado Campanha Pró Estrada-Parque Serra da Baitaca

Para: Sr. Angelo Andreatta, Prefeito do Município de Quatro Barras Sr. Ratinho Junior, Governador do Estado do Parana, Deputado Estadual Goura Nataraj, Paraná.

Sr. Angelo Andreatta, Prefeito do Município de Quatro Barras.
Sr. Ratinho Junior, Governador do Estado do Paraná.
Sr. Goura Nataraj, Deputado Estadual do Estado do Paraná.

O Parque Estadual da Serra da Baitaca, onde esta localizado o Morro Anhangava, internacionalmente conhecido como campo-escola de escalada, foi criado em 2002 e chega a receber ate 2000 visitantes em um único dia. Localizado a menos de uma hora do centro de Curitiba e a poucos minutos de Quatro Barras, sua localização geográfica representa um portal de acesso ao maior bloco de áreas protegidas da Floresta Atlântica, que se mistura com a rara Floresta de Araucárias, principalmente em áreas privadas no seu entorno, cuja vegetação vem sendo recuperada desde 1994 pela Amo-Baitaca- Associação de Moradores da Serra da Baitaca. Como era de se esperar, são varias espécies da fauna e flora silvestre que habitam a região, muitas das quais ameaçadas de extinção, como o raro sapo-pingo-douro (Brachycephalus pernix) . O Morro Anhangava representa também importante sitio de nidificação para o gavião-tesoura (Elanoides forficatus), que é uma espécie emblemática e migratória.

Este local, de importante valor ecoturístico, vem sofrendo constantes degradações pela falta de controle. Apesar de ser um Parque Estadual, como sua regularização fundiária ainda não foi realizada, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não tem como fazer maior controle na área. Atualmente são 3 entradas ao Parque, sendo que duas delas tem controle parcial do IAP, somente durante o dia. A entrada sem controle é regularmente visitada por pessoas que deixam animais mortos e lixo nos rios, e velas acessas próximo a vegetação. Em outubro de 2012, isto ocasionou um incêndio, que felizmente foi contido antes que atingisse a floresta. Assaltos, roubos, pichações, são outros tipos de vandalismo que sofre o parque, e ameaça o turista. A Estrada da Baitaca, alem de ser uma das vias de acesso para duas entradas ao Parque Estadual da Serra da Baitaca, vem sendo utilizada por um numero cada vez maior de cidadãos para caminhadas, corridas, pratica da equitação, pratica de aulas de biologia e observação da natureza. A recente instalação da passarela de pedestres que cruza o contorno leste justamente na região das fabricas no inicio da Estrada da Baitaca, tem incrementado o uso da Estrada, e oferece uma grande oportunidade para incremento do ecoturismo local, alem de oferecer oportunidade de esporte e lazer para os funcionários das fabricas, que podem produzir melhor com a pratica de esportes.

Pensando em maneiras desenvolver o potencial ecoturístico da estrada, oferecendo segurança aos usuários e proteção ao meio ambiente propomos a criação de uma Estrada-Parque na Estrada da Baitaca, que venha a controlar a visitação através de cancelas com fiscalização 24 horas, em duas das três entradas ao Parque Estadual da Serra da Baitaca, oferecendo segurança aos visitantes, alem de oferecer local seguro para pratica de corrida, exercícios físicos, equitação e educação ambiental. Propomos, ao longo da Estrada, a instalação de uma academia ao ar livre, um local para pratica de yoga, uma pista lateral para cavalos, banheiros públicos e instalação de placas informáticas/educativas sobre a vida silvestre local. Propõe-se uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Quatro Barras, as industrias locais, o Conselho Consultivo da Serra da Baitaca e a Associação de Moradores da Serra da Baitaca, para planejamento, adaptação, manutenção, controle e sustentabilidade da Estrada.

Renata Leite Pitman
Membro da Associação de Moradores da Serra da Baitaca