Abaixo-assinado CARTA ABERTA à ministra da Cultura para VETAR o projeto da EBX de alteração da Marina da Glória no Rio de Janeiro

Para: Ministra de Estado da Cultura - Marta Suplicy

Exma. Sra. Marta Suplicy
MD. Ministra de Estado da Cultura
da República Federativa do Brasil

CARTA ABERTA

Excelência

A cidade do Rio de Janeiro, senhora de um imenso o patrimônio histórico e artístico, fruto de mais de quatro séculos de existência, tem sido também repositória de pródiga produção cultural. E, com base no Plano Nacional de Cultura, rogamos a Vossa Excelência que nos proporcione uma efetiva e consistente proteção aos nossos bens histórico-artísticos tombados.

Sra. Ministra, na Cidade Maravilhosa, o Parque do Flamengo e a Marina da Glória são bens artístico-culturais, dotados de valor histórico, e que recentemente foram fatores fundamentais para que a cidade do Rio de Janeiro fosse elevada recentemente à categoria de Patrimônio Mundial como paisagem urbana, pela UNESCO.

Sra. Ministra, o Parque do Flamengo e a Marina da Glória, partes integrantes da cidade que é Patrimônio da Humanidade, estão sendo ameaçadas pela atual gestão do IPHAN/Brasília, órgão esse subordinado à vossa pasta, que, através da Comissão de Análise de Recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional aprovou o anteprojeto da empresa EBX de modernização da marina, que inclui a construção de um prédio de 15 metros de altura e mudanças numa área de 20 mil metros quadrados, um atentado contra um projeto reconhecido internacionalmente e tombado há quase meio século!

Não é demais, Sra Ministra, recordarmos as palavras de Paulo Santos, relator do processo de tombamento do Parque do Flamengo, e seus equipamentos, junto ao IPHAN em 1965:

[O conjunto deverá] "ser preservado, não só para que não seja alterado no seu traçado pelas administrações futuras, como para ser convenientemente conservado. (...) O perigo maior consiste na inclusão futura na área ajardinada, de pavilhões de diversão, restaurantes, cinemas e quejandas edificações, como assim bustos de figuras nacionais e etc, inclusão que, tendo a justificá-la o interesse prático ou cívico das iniciativas, poderá sacrificar irremediavelmente a beleza do conjunto"

Os signatários da presente missiva rogam à Vossa Excelência que não permita que seja levado a cabo essa agressão pretendida pela EBX, com o beneplácito do IPHAN/Brasília, contra o belíssimo Parque do Flamengo e sua Marina, ambos em harmonia e interação com a Baía de Guanabara.

Por isso, pedimos, Sra. Ministra: “VETA, MARTA!”

Todos os signatários, admiradores e amantes do belíssimo Parque do Flamengo, que põem fé no patriótico empenho de Vossa Excelência, e do Governo do qual participa, em prol da Cultura e da Memória brasileiras, respeitosamente subscrevem.

Com os protestos de estima e consideração.

Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2013.