Abaixo-assinado NÃO DESTRUIÇÃO DA PISTA DE SKATE IMIGRANTES

Para: Ministério do Esporte do Brasil, Governo do Estado de São Paulo e Confederação Brasileira de Esportes Radicais - CBER.

Em janeiro de 25/01/2013, a presidente da República, Dilma Rousseff, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) lançaram na capital paulista, o projeto de construção do Centro Paraolímpico Brasileiro, que será erguido no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul da cidade. O projeto anunciado prevê a criação do Centro Paraolímpico Brasileiro na região onde atualmente se localiza o Centro de Esporte, Cultura e Lazer das Fontes do Ipiranga - PEFI, zona sul de São Paulo, também conhecido como Parque Imigrantes por seus frequentadores. Segundo informações da imprensa e do site do Ministério do Esporte do Brasil, o terreno doado do Governo Estadual para o Governo Federal alocaria atualmente apenas uma escola técnica, serviços de algumas secretarias estaduais e um centro de inclusão social para pessoas com deficiência, o que não se trata da realidade.
Na criação do Centro de Esportes Cultura e Lazer do PEFI, inaugurado em 05/11/02, foram investidos R$ 4,8 milhões, sendo R$ 3,3 milhões do Governo paulista e R$ 1,5 milhão proveniente da iniciativa privada. O complexo esportivo, que recebeu o nome do bicampeão olímpico de salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva, e ocupa o espaço da antiga FEBEM Imigrantes, desativada em 1999 e atualmente é administrado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - SEADS.

O Centro de Esporte, Cultura e Lazer do PEFI possui em sua estrutura:

•Um Teatro;
•Uma Biblioteca;
•Uma Brinquedoteca;
•Um ginásio coberto;
•Duas quadras poliesportivas externas;
•Uma piscina semiolímpica;
•Um campo de futebol society;
•Duas Salas de ginástica e dança;
•Dois Vestiário com sanitários;
•Uma Enfermaria e sala de apoio;
•Uma pista de skate.

Além de abrigar em sua estrutura as seguintes instituições e projetos:

• Acessa São Paulo:
Parceria: SEADS/Secretaria de Estado de Gestão Pública/PRODESP
Proporciona capacitação, conhecimento e informação ás comunidades do entorno, por meio de acesso livre e gratuito á internet.

•Biblioteca
Convênio: SEADS/ Instituto Cidadania Ativa.

•Brinquedoteca:
Convênio: SEADS/Instituto Cidadania Ativa
Propicia a inclusão através da leitura, em espaço interativo.

•Instituto Cidadania Ativa:
Parceria: SEADS/Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS
Atividades: Desenvolve atividades do projeto Agente Jovem, ações integradas e complementares ás atividades desenvolvidas no PEFI.

•Casa do Adolescente:
Parceria: Secretaria de Estado da Saúde/Secretaria Municipal da Saúde/ Mamães Associação de Assistência á Criança Santamaraense.
Atividades: Atende adolescentes na faixa etária de 10 a 20 anos e adultos, de ambos os sexos e trata de questões ligadas á gravidez na adolescência, DST, métodos anticoncepcionais, atendimento odontológico, questões afetivas e emocionais do adolescente, além de consultas com médicos especializados, psicólogos, assistente social, atividades de rodas de conversa, salas de reflexão, oficinas de dança, teatro, artesanato e atividades esportivas.

•CIC – Centro de Integração da Cidadania
Parceria: SEADS/Secretaria de Estado da Justiça e da defesa da Cidadania.
Atividades: Oferece serviços públicos de forma descentralizada e ágil como:
- carteira de identidade – RG (1ª e 2ª vias);
- segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito);
- atestado de antecedentes criminais;
- orientação jurídica;
- mediação de conflitos;
- CIDEC (serviço integrado da cidadania para denúncias relativas a preconceitos);
- sala de leitura
- carteira de trabalho;
- palestras

•Centro Paula Souza
Parceria: SEADS/Secretaria de Estado e Desenvolvimento/Intel
Atividades: Oferece cursos de qualificação e requalificação de trabalhadores jovens e adultos, a partir de 14 anos de idade, a fim de promover seu ingresso e reingresso no mercado de trabalho, preparando o indivíduo para que se dedique a um tipo de atividade profissional, através de Cursos de Tecnologia de Informática, Telemarketing e Montagem e manutenção de Micros.

•Oficina Escola de padaria e Confeitaria Industrial
Convênio: SEADS/Mamãe – Associação de Assistência á Criança Santamaraense.
Atividades: capacita adolescentes, jovens, adultos e famílias para inserção no mercado de trabalho, com certificado SENAI.

•Projeto EACE – Esporte, Arte, Cidadania e Educação:
Convênio: SEADS/ Mamãe – Associação de assistência á Criança Santamaraense e tem interface com as Secretarias de Esporte, Lazer e Turismo e da Saúde.
Atividades: Aulas de Skate, ginástica, natação, hidroginástica, música, expressão artística e corporal, atividades socioeducativas, pedagógicas, cursos de cidadania, geração de renda através da panificação e Confeitaria Industrial, marchetaria, reciclagem de papel e projeto de complementação escolar para crianças a partir dos 5 anos até a melhor idade.

•Programa Educação Para o Trabalho – PET
Parceria: SEADS – Ação Jovem/ SENAC/ Coca-Cola FEMSA.
Atividades: Promove o auto- conhecimento e a busca de maior clareza na identificação de metas e expectativas para a construção de um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Desenvolve competências empreendedoras que ajudam os jovens a efetivas seus projetos pessoais e coletivos, e prepara-os para o mercado de trabalho.

•Projeto Guri:
Parceria: SEADS/Secretária de Estado e da Cultura.
Atividades: Desenvolve ensino técnico aprimorado, respeitando o ritmo de aprendizado de cada um, fortalecendo a cidadania de crianças e adolescentes, inserindo-os no processo social. É utilizada a música como agente de transformação, com instrumentos de percussão e violão.

•Projeto Joaninha
Parceria: SEADS/Instituto Camargo Corrêa/Ballet Stagium
Atividades: Promove a arte-educação por meio da dança (ballet clássico, música, ginástica olímpica, capoeira, danças circulares, sapateado e folclore) visando formar cidadãos conscientes, profissionais, multiplicadores do projeto e gerar empregos a um universo desprovido de recursos financeiros e culturais.

O parque PEFI está inserido nos limites do município de São Paulo, Diadema e São Bernardo do Campo e disponibiliza suas ações pra um publico alvo, oriundo principalmente de 88 núcleos de comunidades instaladas neste contexto.
Com essa petição gostaríamos de obter por parte do Governo Estadual (responsável pela doação do terreno do PEFI para o Governo Federal) maiores esclarecimentos sobre a relocação destes projetos que existem desde a inauguração do PEFI e são de vital importância para diversas comunidades da zona sul, tendo em vista que quando buscamos informações diretamente na Secretaria responsável pelo parque as informações são omitidas ou distorcidas.
Quanto ao Ministério do Esporte gostaríamos de esclarecer que somos contrários a destruição da pista de skate localizada no PEFI, pois esta é uma das poucas opções para a prática de Skate, BMX e Agressive In-Line na zona sul de São Paulo e já existe há mais de DEZ anos.
Nós, praticantes de Skate, BMX e Agressive In-line e frequentadores do complexo de esportes radicais do PEFI, somos contrários à demolição por entender que ela é de vital importância para os atletas e praticantes desses esportes que não possuem outros locais adequados para a prática esportiva.
É importante lembrar que não somos contrários à construção do Centro Paraolímpico Brasileiro, apenas entendemos que o nosso espaço deve ser mantido e pode conviver harmoniosamente com o novo Centro sem afetar seu projeto.

2.139 Pessoas