Abaixo-assinado Queremos mais filmes legendados nos cinemas de Petrópolis

Para: Diretores da Rede Cinemaxx de Cinema

Caros diretores da Rede Cinemaxx de Cinema,

Nós, membros do grupo Primavera Petropolitana, sem vínculo com partidos políticos, ongs ou qualquer organização oficial, e cidadãos da cidade de Petrópolis-RJ, viemos por meio desta fazer uma crítica, uma sugestão e manifestar um anseio em comum entre estes que subscrevem essa carta. Antes de mais nada, esclarecemos que somos amantes da arte cinematográfica e consumidores dos espaços de cinema em nossa cidade e, por isso, resolvemos manifestar nossa insatisfação.
Gostaríamos de sugerir aos diretores dos cinemas TopCine Mercado Estação e TopCIne HipperShopping ABC que reservem um espaço para a exibição de filmes legendados em sua programação. Nosso pedido se baseia em alguns motivos em especial, entre eles: a preferência por assistir os filmes no idioma original, uma vez que dublado eles perdem grande parte das características originais; a percepção de que as legendas, a partir do hábito da leitura, servem como uma forma de prática e treino da língua, entre outros.
Sabemos que há, por um lado, uma instrução do estado para que os filmes sejam dublados no idioma nacional, assim como uma intenção claramente mercadológica para que se abranja um nicho mais popular em suas salas de cinema, entretanto nossa manifestação se dá na medida em que, como consumidores constantes de seus cinemas, estamos nos afastando justamente por conta de que, muitas vezes, mais de 90% dos filmes estão em cópias dubladas.
Nosso pedido tem como intenção ou a possibilidade de cópias tanto dubladas como legendadas ou a reserva de horários para exibição de tais obras ou até que se mantenha uma cota mínima de filmes que se mantenham no idioma original.
Agregamos ao nosso pedido o manifesto interesse de todos os membros do nosso grupo de mais filmes nacionais na rede de exibição, principalmente aqueles que não fazem parte das grandes produções com ampla circulação. Entendemos a complexidade das redes de distribuição e a dificuldade que há na obtenção de tais cópias, mas quem sabe com interesse explícito do público consumidor, tal situação possa ser resolvida.
Desde já agradecemos a atenção e gostaríamos de solicitar uma nota onde fossem esclarecidos alguns dos temas abordados acima.

Cordialmente,
Primavera Petropolitana