Para: Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Nós, abaixo assinados, vimos manifestar apoio aos Delegados de Polícia Federal Luís Flávio Zampronha de Oliveira e Matheus Mela Rodrigues, os quais após o cumprimento do dever profissional na condução das investigações do “Mensalão” e “Monte Carlo” estão sendo vítimas de procedimentos disciplinares com base em normas inconstitucionais que negam o direito de manifestação e à informação.

A possibilidade de impedir que os policiais federais se manifestem, ou condicionar suas declarações à prévia autorização da direção da Polícia Federal, em situações nas quais estes não emitem declarações em nome da instituição, mas sim em nome próprio, na condição de cidadãos brasileiros, sem prejuízo algum ao bom andamento de investigação policial, viola a liberdade de expressão, princípio que configura um dos pilares de uma nação democrática.

Por isso, repudiamos qualquer tentativa de retaliação aos Delegados de Polícia Federal Luís Flávio Zampronha de Oliveira e Matheus Mela Rodrigues, os quais simplesmente desempenharam com zelo e dedicação sua missão institucional, sem causar qualquer prejuízo às investigações, todas concluídas quando das entrevistas concedidas.

Abaixo-assinado Apoio aos Delegados de Polícia Federal Luís Flávio Zampronha e Matheus Rodrigues, para Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República foi criado por: Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).
1.045 Pessoas