Abaixo-assinado TOMBAMENTO DOS RANCHOS DA ETA

Para: IPHAE - RS

Nós abaixo-assinados nos dirigimos ao Instituto do Patrimônio Histórico Estadual (IPHAE) solicitando o Tombamento dos espaços culturais denominados “Ranchos” da Escola Estadual Técnica de Agricultura, para que os mesmos façam parte do conjunto de bens tombados no Estado do Rio Grande do Sul.
Tal ação se justifica na medida que estes espaços necessitam de proteção e o tombamento é a primeira medida a ser adotada para a preservação destes bens culturais.
Segundo o historiador, ex-aluno e professor da ETA, professor Mozart Pereira Soares, em seu livro ETA – Escola Técnica de Agricultura Dr. João Simplicio Alves de Carvalho – Uma Contribuição para a história, nos oferece um relato sobre os ranchos: "Entre as singularidades da Escola Técnica da Agricultura, figuram os Ranchos. Não se tem notícia da existência de entidade similar, em parte alguma, seja em instituição de ensino ou de outra natureza. Segundo uma vaga tradição, o primeiro Rancho surgiu em 1919 e se chamou São Jerônimo, provavelmente por contar entre seus organizadores com um ou mais elementos originários daquele municipio gaúcho. Como os atuais, o São Jerônimo seria o resultado natural de um pequeno grupo de amigos, reunidos à sombra das árvores, para conversar e tomar chimarrão, nos intervalos das aulas.
Em geral os ranchos refletiam o estilo das comunidades de origem dos elementos predominantes em sua composição.
Embora moldados sobre um plano comum, cada Rancho é uma peça de feição própria. Todos apresentam um salão de reunião, lareira, pequena cozinha com fogão de chão ou fogão a lenha, cadeira para os componentes e visitas, estandes para livros, pequenas mesas para estudos, além de objetos decorativos nas paredes. Nestas ainda se registram lembranças de antigos ocupantes do Rancho, com seu nome, apelido e procedência. Não raro, artista de talento imprimem, nos móveis ou muros, retratos ou caricaturas, constituindo uma parte da história viva do Rancho. No exterior a presença do jardim é constante. Os Ranchos abrangendo todas as áreas vagas nos arredores da Escola constituem, no mínimo, uma moldura decorativa para as edificações. Arquitetonicamente os Ranchos resumem, aproximadamente, a evolução da moradia rústica do Rio Grande do Sul".
Em que pese o relato do professor Mozart P. Soares, é importante destacar que os Ranchos são atrativos especiais na escola. Pela tradição que ostentam e a importância que se constituem na formação dos alunos, são muito visitados, inclusive por turistas de outros estados.
Os Ranchos que ao longo de todos esses anos fizeram parte desta história são: Amizade, Uirapuru, Inferninho, Fronteira, Castelo, Frankstein, Centauro, Granada, Sinuelo, Gaudério, Saudade, Estrela do Sul, Interveiro, Planalto, Sepé Tiaraju, Deko, Ventania, Chaparral, Tamanco Velho, Cacimba Velha, Querência, Figueirinha, Laredo, Guarani, Tropeiro, Três de Maio, Solar dos Inocentes, São Jerônimo, Minuano, Farroupilha, Bonanza e Quero-Quero.
Em decorrência do desuso, vêm sofrendo depredações e deteriorando-se pela falta de conservação. Por entender da importância dos referidos elementos na formação de centenas de pessoas, do valor histórico e cultural que representam, a Assembléia Legislativa aprovou, em 13 de maio de 2003, a Lei n.º 11918/03, de autoria do Deputado Estadual Giovani Cherini, sancionada pelo governador em 04/06/2003, que declara os referidos Ranchos como patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul.