Abaixo-assinado Retratação Pública das Profissões da Enfermagem pela Mídia Brasileira

Para: Rede Globo de Televisão

Vimos, por meio desta petição pública, manifestar nossa indignação com a forma que a REDE GLOBO de Televisão, pertencente ao grupo empresarial Organizações Globo, está apresentando, mais uma vez, a categoria profissional da enfermagem para a população brasileira.

Temos visto em novelas, seriados e minisséries da REDE GLOBO personagens e menções as atividades realizadas pelo enfermeiro que não condizem com a realidade. Por exemplo, enfermeiras ladras de bebês, corruptas, envolvidas no tráfico de pessoas, messalinas, sensuais e submissas à ordem médica. Personagens que, segundo a REDE GLOBO, são meramente fictícios e originários da imaginação do autor.

Contudo, estudos mostram a intensa relação entre os padrões ditados pela mídia que incidem no comportamento da sociedade. Ouvir elogios e frases provocativas quando a Alzira (enfermeira messalina interpretada pela atriz Flávia Alessandra na novela Duas Caras) estava no ar, por exemplo, eram comuns. Frases pejorativas à classe da enfermagem são apresentadas quase diariamente na novela “Amor a Vida”. A frase dita pela personagem da atriz Suzana Vieira no capítulo do dia 31 de maio de 2013, “Paloma, minha filha, você vai sair com este rapaz? Você é a herdeira deste hospital e ele é filho de uma empregada, uma Enfermeira!”. Questionamos: “É vergonha ser enfermeira? É vergonha ser filho de uma enfermeira? Ser enfermeira é uma atividade ilícita?”. A personagem deixa explícito o preconceito relacionado à classe da enfermagem. A personagem inferioriza o enfermeiro. A novela segue, e o enfermeiro está ali, mero executor de tarefas, um agente passivo, e digno de vergonha e pena.

A Enfermagem não é uma profissão que exige somente empatia, paciência e “bom coração”. Exige estudo, pesquisa, dedicação, habilidades técnicas e inter-relacionais complexas. O enfermeiro assume uma posição de grande responsabilidade na equipe, principalmente no que se refere à elaboração da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) que envolve aspectos estruturais, humanos (recursos humanos), aspectos biopsicossociais relacionados ao usuário e a família e aspectos legais.

Além disso, a categoria possui uma divisão profissional regulamentada, com responsabilidades diferentes que merecem esse reconhecimento. Porém, a emissora em diversos episódios já apresentados retrata esta divisão de forma confusa e não fidedigna, por muitas vezes tratando Técnicos de Enfermagem como Enfermeiros, ou ainda, cuidadores como Enfermeiros, o que dificulta o reconhecimento das atividades destes profissionais pela população, contribuindo para a desvalorização desta área de conhecimento que tanto se dedica para aprimorar o cuidado e a assistência em saúde fornecida à população em suas mais diferentes necessidades.

Entendemos o direito de expressão do autor e da emissora, porém, a categoria da enfermagem tem o direito de se sentir ofendida e pedir a suspensão de frases e personagens que denigrem a imagem dos mesmos. Dessa forma, pedimos uma posição da emissora diante deste manifesto e exigimos de forma incisiva e urgente uma retratação pública e reformulação nos moldes do folhetim global.

DIVULGAÇÃO: Se você conhece um profissional da enfermagem ou respeita essa área de conhecimento, assine este manifesto e dê força ao reconhecimento daqueles que são a base da saúde brasileira.

4.476 Pessoas