Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Pela continuidade do Funcionamento do Espaço Cultural CITA - Campo Limpo - São Paulo - SP

Para: Subprefeitura do Campo Limpo, Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo

Nós, abaixo-assinados, apoiamos a permanência dos grupos artísticos, que ocupam e dão vida ao Espaço Cultural CITA, localizado na Praça do Campo Limpo – Campo Limpo – São Paulo – SP, não apenas até o término de seus projetos, mas entendemos que o Espaço é importante para a comunidade, pois propõe atividades e trocas artísticas de imenso valor para os grupos locais e das regiões e bairros vizinhos, conforme descrito na carta abaixo:

CARTA DA TRUPE ARTEMANHA SOBRE AMEÇA DE DESPEJO DOS GRUPOS ARTÍSTICOS QUE ATUAM NO ESPAÇO CULTURAL CITA.
A despeito de todas as atividades realizadas no Espaço Cultural CITA, localizado na Rua Haroldo de Azevedo, 20 - mais precisamente, na Praça do Campo Limpo – Zona Sul – São Paulo – SP - dispostas a uma comunidade com poucas alternativas culturais, numa ocupação não só artística como também política que vem sendo realizada DESDE 2011 pela Trupe Artemanha de investigação teatral e por outros coletivos, como o Escola de Notícias, O Grupo Maracatu Ouro do Congo e a Cia Cantiga Criança, recebemos na quinta-feira, dia 27 de junho de 2013, a visita de uma representante da subprefeitura do Campo Limpo, que nos trouxe um recado enviado pelo Subprefeito Sérgio Roberto do Santos, de que teríamos até segunda-feira, dia 01 de Julho para desocupar o espaço, pois pretendem iniciar, as obras de um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), projeto da secretaria de saúde. Importante lembrar que o terreno do CITA possui dois barracões em madeira, um que vem sendo ocupado desde 2011 pela Trupe Artemanha e um segundo que estava vazio desde dezembro do mesmo ano, quando fora desocupado também com o argumento de que um CAPS iria ser instalado ali. Vale dizer que, este segundo prédio também já vem sendo utilizado desde maio de 2013, inclusive com o apoio da Subprefeitura do Campo Limpo, para atividades do CITA, visto que a chegada de outros coletivos com projetos já em andamento justificam o uso dos dois prédios.
Mais uma vez, nos deparamos com uma ação de repúdio e descaso da subprefeitura à promoção de cultura, descentralizada, não elitizada, periférica, de “quebrada”. Não entendemos a falta de comunicação existente dentro da Subprefeitura, afinal acabamos de realizar o 8° Festcal – Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo com o respaldo da Supervisão de Cultura desta instituição.
O projeto CITA 3 Eixos: Ocupar, Revelar e Difundir... da Trupe Artemanha de investigação teatral, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, é apoiado pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura e tem vigência até janeiro de 2014. A ocupação artística e os cuidados diários com o Espaço CITA, são a base deste projeto. Como poderia a subprefeitura do Campo Limpo emitir uma ordem de DESPEJO que interromperia as atividades de um projeto apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura?
Em tempo, informamos aos parceiros que já foram, e aos que ainda não haviam sido avisados, que o Núcleo de Fomentos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura já emitiu um documento informando à Subprefeitura do Campo Limpo que a Trupe Artemanha desenvolve o projeto citado, e que, assim sendo, não pode – e nem irá - desocupar o Espaço CITA neste momento.
Aconteceu na terça, 02 de Julho, reunião entre Subprefeito do Campo Limpo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde e Supervisão de Saúde. A Secretaria Municipal de Cultura nos informou que está se posicionando a favor de nossa continuidade aqui, porém, qualquer definição só será dada à partir de uma visita técnica no Espaço CITA, que ainda não aconteceu.
Também na terça, 02 de julho, aconteceu no Espaço Cultural CITA, encontro entre os coletivos que cuidam e desenvolvem suas atividades aqui, junto a dois membros do conselho administrativo e também da advogada da Cooperativa Paulista de Teatro. Estamos juntando todos os documentos e registros que temos desde o inicio da ocupação, o que finalizará em um dossiê e elaboração de um documento a ser anexado ao processo de solicitação de uso definitivo do espaço que já está em andamento desde Dezembro de 2011.
ALERTAMOS a todos os parceiros com os quais lutamos lado a lado pelo ideal de transformarmos o que nos é imposto como realidade, por uma sociedade mais igualitária, reflexiva e crítica através do que melhor sabemos fazer, que é a nossa arte, para juntarmos forças com o intuito de resistir a mais uma tentativa de DESPEJO não só da Trupe Artemanha, que iniciou essa luta pelo espaço público que ficou 16 meses ABANDONADO, mas por todos os coletivos que atualmente atuam no Espaço Cultural CITA, o Maracatu Ouro do Congo, a Escola de Notícias, a Cia. Diversidança, os Tropeiros da Arte, o Sarau do Binho e Associação de Moradores do Jardim Comercial e adjacências – Serviço de Medida Sócio-Educativa e Meio Aberto do Campo Limpo. Estamos indo ao terceiro ano de resistência à essa pressão dos órgãos públicos, deixando-nos numa situação vulnerável de estadia e de realização das atividades que são oferecidas GRATUITAMENTE à comunidade, sem falar nas trocas com outros grupos artísticos. Uma forma de fortalecer essa resistência foi a criação da Revirada Cultural da Resistência que é uma ação que reúne artistas parceiros que através do seu trabalho nos permite oferecer à comunidade do bairro do Campo Limpo uma média de 30 horas de programação artística gratuita. Já realizamos três Reviradas, tendo ocorrido a última no dia 1 de junho. Desta vez incluímos a Revirada no FESTCAL (Festival de Teatro de Campo Limpo), evento anual promovido pela Trupe Artemanha desde o ano de 2006. O FESTCAL tornou-se um evento já integrado à identidade do bairro, trazendo grupos de teatro, de música, dança, tanto do bairro, nossos vizinhos geográficos, quanto de vizinhos mais distantes, de outras cidades e estados do país. O Festcal é um momento de troca riquíssimo que oferece à comunidade um rico contato intercultural, não só com espetáculos, mas com vivências artísticas e debates. A cada ano a comunidade tem se aproximado e se apropriado do espaço, que de um equipamento público abandonado, passou a ter uma intensa movimentação artística, e essa é a nossa intenção, de pôr à disposição do público um espaço que é de todos. Além disso, os coletivos do Espaço Cultural CITA, oferecem oficinas à comunidade, neste semestre tivemos oficinas de Teatro, de Maracatu, de dança para crianças, de audiovisual, etc.
Enfim parceiros, contamos com todos que puderem: VAMOS LUTAR JUNTOS, não iremos ceder a essa pressão que pouco considera o que queremos, o que necessitamos, mas que nos enfia goela abaixo, o que consideram melhor para nós, sem que sejamos consultados disso!!!!

- Grupo Tropeiros da Arte;
- EDN - Escola de Notícias
- Cia Diversidança;
- Trupe Artemanha de investigação teatral;
- Cia Cantiga Criança;
- Associação de Moradores do Jardim Comercial e adjacências – Serviço de Medida Sócio-Educativa e Meio Aberto do Campo Limpo;
- Instituto Artemanha de Artes;




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
400 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar