Abaixo-assinado Saída de Rodrigo Figueiredo da Secretaria de Defesa Agropecuária

Para: Presidente da República Federativa do Brasil

Considerando o atual momento administrativo enfrentado pelos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nós, cidadãos abaixo-assinados, solicitamos de Vossa Excelência a revogação da portaria 618/2013, publicada no Diário Oficial da União de 14 de agosto, que nomeia o advogado Rodrigo José Pereira Leite Figueiredo para ocupar o posto de Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A nomeação de pessoas de fora do quadro e sem conhecimento dos temas em andamento no MAPA, como as negociações internacionais relativas ao comércio de produtos agropecuários, certamente irá impactar na abertura e na manutenção de mercados de exportação dos produtos brasileiros, vide embargo de 10 frigoríficos brasileiros pela Rússia.

A manutenção de Rodrigo Figueiredo coloca em risco o agronegócio brasileiro e a segurança dos alimentos consumidos pela população. No momento em que a sociedade, de maneira justa e democrática, cobra maior transparência nas ações governamentais em suas diferentes esferas, causa constrangimento o aparelhamento do Ministério da Agricultura, a partir da ocupação do principal cargo técnico por uma pessoa destituída de qualquer conhecimento técnico na área de Defesa Agropecuária.