Abaixo-assinado Falta de professores e funcionários no Colégio Pedro II

Para: Ministro da Educação, Ministro do Planejamento, Senadores e Deputados Federais

Prezado Ministro da Educação,
Prezada Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão,
Prezados Senadores e Deputados Federais,

Nós da comunidade escolar e amigos do Colégio Pedro II abaixo-assinados manifestamos nossa grande preocupação com o que vem ocorrendo na instituição nos últimos anos, especificamente no que concerne a:

1- Número insuficiente de servidores docentes e servidores técnico-administrativos;

2- Contratação em esquema temporário de um elevado número de docentes, que muitas vezes são contratados após o início do ano letivo e/ou saem da escola no meio do ano letivo;

3- Expansão desordenada da instituição, com a criação de novos campi, mesmo os campi já existentes sofrendo com os problemas supracitados.

Docentes acumulando função de técnico-administrativos, ausência de inspetores, servidores sobrecarregados, alunos sem aulas, grande número de docentes contratados temporariamente, acarretando frequentes trocas de professores durante o ano letivo, comprovam o problema.

Os alunos do Colégio Pedro II vêm sofrendo com aulas vagas, troca de professores, falta de inspetores nos corredores.

Professores e demais servidores sofrem por estarem sobrecarregados, assumindo responsabilidades que exigiriam uma força de trabalho muito mais numerosa.

Em 2013 e 2014, ocorrerão diversas aposentadorias, agravando ainda mais o problema.

Sabemos que um concurso público somente para docentes já foi autorizado e será realizado em breve. Porém, diante da imensa necessidade de mais profissionais, os números autorizados para contratação via o referido concurso são irrisórios, além de o concurso somente contemplar docentes.

Essa situação vem pondo em risco o direito à educação além da segurança e saúde dos alunos, e abalando a reputação do Colégio Pedro II, uma instituição de 175 anos que deveria contar com toda a atenção do Governo Federal no sentido de preservar a sua qualidade e manter o colégio como instituição de referência e excelência do país.

Dessa forma, nós abaixo-assinados solicitamos providências imediatas, definitivas e sustentáveis para aumentar o quadro efetivo de servidores, atendendo de fato as necessidades de todos os campi.

Abaixo-assinado Falta de professores e funcionários no Colégio Pedro II, para Ministro da Educação, Ministro do Planejamento, Senadores e Deputados Federais foi criado por: Comissão de Mães, Pais e Responsáveis do CPII Humaitá.
2.093 Pessoas