Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado CONTRA a criação de um BIOTÉRIO na UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Para: Ministério Público Federal, UFPE, CONCEA, OAB, CRMV, Congresso Nacional

Eu, abaixo assinado, tendo tomado conhecimento da decisão recentemente tomada pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - de fazer construir um BIOTÉRIO, venho requerer o CANCELAMENTO e PROIBIÇÃO deste projeto.

Hoje é de conhecimento geral que existem métodos substitutivos que dispensam com vantagem para o ensino e a pesquisa a utilização do modelo animal, pelo emprego das alternativas hoje à disposição da boa e moderna ciência. Bastando para isto os investimentos necessários.

Portanto, toda a verba que a referida universidade pretende agora empregar nesta direção, anti-ética e fraudulenta do ponto de vista da boa e moderna ciência, será com certeza muito melhor empregada pela aquisição de simuladores e softwares hoje empregados pelas universidades que realizam pesquisa de ponta em outros países.

É de conhecimento geral que a manutenção de biotérios apenas se mantêm visando os lucros obtidos pela venda (e tortura) de animais parta a vivissecção, não se constituindo numa prática necessária ou com justificativa acadêmica. Trata-se APENAS de um mercado milionário, que se opõe diretamente às concepções e padrões morais da sociedade e que não merece o respeito da comunidade acadêmica científica internacional de renome e prestígio.

Nós, cidadãos abaixo-assinados, NÃO queremos ver o dinheiro arrecadado com nossos impostos sendo destinado a este tipo de prática anti-ética e inteiramente desnecessária ao verdadeiro avanço do ensino, da pesquisa e da ciência.

Nossa Constituição é muita clara em seu artigo 225, parágrafo 1o, inciso VII, ao definir como uma atribuição do Estado o combate aos maus-tratos e à crueldade impostos aos animais.

Hoje renomadas universidades do mundo todo já não fazem mais uso de animais em seus experimentos, e até mesmo a USP no Brasil tem dado o bom exemplo e tem sido reconhecida de forma grandiosa pela sociedade ao empregar métodos de pesquisa sem utilização de animas. Pois é conhecido pela ciência que os animais são seres sencientes que sentem medo, fome, dor, frio e amor.Há formas mais modernas e sem crueldade para ensinar, aprender e descobrir cura de doenças.
Atualmente existem métodos muito mais sofisticados de pesquisa e ensino que mostram ser totalmente desnecessário o uso de qualquer animal em laboratórios e experimentos.

Nossa legislação complementar, embora ainda muito insuficiente, expressamente declina que estas práticas não são legais, uma vez que existem recursos alternativos de ensino e pesquisa que dispensam a utilização de animais para esta finalidade, o que, além de anti-ético, só revela o atraso científico-intelectual que ainda define a linha diretriz de conduta de determinadas faculdades brasileiras.

Cremos ser chegada a hora de a sociedade brasileira e as universidades do Brasil se alinharem a uma nova perspectiva na área da pesquisa científica e na área do ensino, com vistas inclusive à própria adequação dos mecanismos reguladores da sociedade brasileira e de suas leis a um novo padrão de conduta ético-científica na área de ensino e pesquisa, hoje reconhecido internacionalmente.



Qual a sua opinião?

Abaixo-assinado CONTRA a criação de um BIOTÉRIO na UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, para Ministério Público Federal, UFPE, CONCEA, OAB, CRMV, Congresso Nacional foi criado por: Cadeia para quem Maltrata os Animais - MDA-PE.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.781 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar