Abaixo-assinado ABAIXO ASSINADO EM APOIO À ASSOCIAÇÃO DA FEIRA DA ROÇA DE NOVA IGUAÇU (AFERNI)

Para: Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu

Há seis anos a Feira da Roça de Nova Iguaçu vem funcionando na Praça Rui Barbosa, mobilizando cerca de 50 famílias de agricultores e artesãos do Fórum Popular de Economia Solidária (FPES), proporcionando para a sociedade de Nova Iguaçu um artesanato local e um produto agrícola de qualidade, cujo cultivo é feito nas áreas agrícolas do próprio município, sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos.
Contudo, desde o dia 02/01/2013 estamos impedidos de manter em funcionamento a feira, como fazemos rotineiramente às 4ª feiras, no horário de 08h00 as 17h00, desde 2006. Durante este período tivemos a autorização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e temos recebido o apoio da Emater de Nova Iguaçu, do Conselho de Desenvolvimento Rural do Município de Nova Iguaçu, da AS-PTA, da Diocese de Nova Iguaçu, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro.
Nós, 44 famílias de agricultores familiares e artesãos, pedimos o apoio da sociedade de Nova Iguaçu e movimentos sociais em geral, para possibilitar o retorno ao funcionamento regular da feira, no mesmo dia e local, e assim continuar a disponibilizar artesanato e um alimento saudável, sem o uso de agrotóxicos, e com valorização da agricultura local.