Abaixo-assinado MANIFESTO PELA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO

Para: [email protected]

MANIFESTO

PELA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO

Nós, Negros e Negras, oriundos (as) dos movimentos sociais e da sociedade civil do Distrito Federal, manifestamos apoio à candidatura de Agnelo Queiroz ao Governo do Distrito Federal, nestas eleições de 2010, representando a Coligação Um Novo Caminho.

Apoiamos essa candidatura porque defendemos e acreditamos que o processo político partidário deve ser composto apenas por candidatos/as comprometidos/as em assegurar uma sociedade igualitária, plural e democrática.

Compreendemos que esse mandato será um instrumento para promover a cidadania entre toda a população do Distrito Federal, por meio de inserção e discussão nas agendas públicas e ações, junto com a sociedade, temas sensíveis como a igualdade racial, de gênero, a mulher negra, o respeito à orientação sexual, o genocídio da juventude negra, a titulação das terras de remanescentes de quilombos, direito à terra pública para as casas religiosas de matriz africana e afro-brasileira e os espaços socioculturais afrobrasileiros, liberdade de expressão religiosa, a democratização dos meios de comunicação, a equidade de oportunidades em todas as esferas de seu governo no trabalho e emprego, saúde, segurança, cultura e lazer.
Sobretudo na educação, sistema de reserva de vagas raciais nos três níveis da educação e a implementação da Lei 10.639/03 , que trata da inclusão nos currículos escolares da cultura afrobrasileira.

Defendemos um governo popular e democrático que priorize e solucione as demandas básicas da população brasiliense, de modo a assegurar o acesso de todos e todas, de modo justo e igualitário, com respeito às diferenças entre os díspares grupos que compõem a sociedade.

Segundo o IBGE em 2009, no Distrito Federal, a população estimada de 2.606,885 milhões de habitantes, destes mais de 60% são Negras e Negros, que vivem na sua grande maioria em condições de extrema desigualdade social, por falta de políticas e ações públicas locais que visem contribuir para a erradicação desse cenário de desigualdade racial que permeia o DF e Entorno.e aomomo de
ulaç

Os oito anos de Governo LULA constituíram um movimento de implantação de políticas públicas de promoção da igualdade racial. As mudanças ocorridas na gestão LULA, que continuarão avançando no governo DILMA, transformaram o Brasil em um país pleno em desenvolvimento e oportunidades, é com esse sentimento e com base na sua trajetória política, que apoiamos a candidatura de AGNELO, para que população do Distrito Federal possa fazer parte desse grande projeto de desenvolvimento social em curso em nosso País.

Dessa forma, vamos somar esforços para que no dia 31 de outubro de 2010, possamos comemorar a vitória de um novo governo, formado do povo para o povo, onde todos (as) possam perceber que o Distrito Federal seguirá um novo caminho, com a participação popular, inclusão social e uma política de promoção da igualdade racial.

AGNELO GOVERNADOR E DILMA PRESIDENTE

Assinam este manifesto: