Abaixo-assinado Fica Braulio Zorzella: pela humanização do parto e nascimento em Sorocaba

Para: Santa Casa de Sorocaba

O obstetra Braulio Zorzella tem realizado um trabalho na Santa Casa de Sorocaba há 6 meses na coordenação da Maternidade. Nesse curto período, conseguiu através de pequenas mudanças na filosofia do serviço com condutas baseadas em evidências científicas, a diminuição dos índices de cesárea de 55% para 40% pelo SUS.

Entretanto ele está sofrendo pressão por pequena parte da equipe, porém com grande influência na instituição e se não fizermos algo, seus dias como coordenador estarão contados, significando um grande retrocesso no processo de humanização planejado pra Sorocaba. Ele precisa de nosso apoio e através da voz popular poderemos ajudar Sorocaba a continuar caminhando no sentido da Humanização do Parto e Nascimento.

A Humanização do Parto e Nascimento é um movimento que vem crescendo no mundo inteiro através do grande volume de evidências científicas publicadas a seu favor, porém no Brasil, o processo de implantação do movimento tem sido mais lento já que há algumas décadas nosso país lidera o ranking índice de cesáreas.

Uma instituição que preza em manter-se no caminho da excelência clínica deve abraçar o ideal de estimular aquilo que a OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza que é o estímulo a partos naturais, com o menor número de intervenções possíveis e com as cesáreas realizadas apenas por questões clínicas e jamais por conveniência.

Em nome da população de Sorocaba e das pessoas que já foram ou vão ser atendidas na Maternidade da Santa Casa, nós pedimos que a provedoria e diretoria dessa instituição mantenham-se no sentido da Humanização do Parto e Nascimento e para isso mantenham aquele que tem sido após anos na escuridão, uma luz no fim do túnel nesse processo tão lindo.

Na próxima segunda-feira, 7 de outubro, uma carta junto com nossas assinaturas, além de relatos de mulheres e famílias que foram atendidos pelo obstetra nessa instituição serão entregues a provedoria da Santa Casa de Sorocaba.

“Em tempos de embustes universais, dizer a verdade se torna um ato revolucionário.”
George Orwell

1.123 Pessoas