Abaixo-assinado Moção de apoio a uma Matriz Curricular com oferta de qualidade uma língua estrangeira para o Ensino Médio

Para: Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Rejeitamos a proposta de matriz curricular para o Ensino Médio, que prevê a oferta de duas línguas estrangeiras modernas ao longo dos três anos, uma vez que essa oferta tornará o aprendizado dessas línguas ainda mais precário por conta da divisão de carga horária entre as duas disciplinas. Deste modo, defendemos a oferta de qualidade de uma língua estrangeira ao longo do ensino médio, por compreendermos que a aprendizagem de uma língua estrangeira requer prática intensa e extensiva da língua-alvo. Sugerimos também que a oferta da pluralidade seja mantida via CELEM. Em relação à oferta dessa língua estrangeira, esperamos que leve em conta os anseios da comunidade local em que a língua será ofertada, bem como a realidade da sociedade contemporânea, enquanto imersa interações globais. Ressaltamos ainda que não aceitamos a falta de voz da sociedade e da comunidade acadêmica, bem como de seus anseios na elaboração de tal proposta.