Abaixo-assinado Contra o abate das capivaras na região de Bragança Paulista e remoção dos animais a locais naturais.

Para: Procurador-Chefe da República - Ministério Público Federal, Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Superintendência do Controle de Endemias - SUCEN, Chefia do Executivo da Estância de Bragança Paulista, Presidência da Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista.

Nós cidadãos bragantinos: tendo em vista a demora decisória por parte do Ministério Público Federal, que já se estende por mais de um ano, no sentindo de definir o futuro dos animais, e nesse interregno várias capivaras morreram atropeladas, causando, além de danos particulares, afetando a fauna de nosso município. Estamos por meio deste solicitando a remoção dos animais para locais naturais a serem estudados, o que seria uma forma adequada, equilibrada e correta para conciliar a proteção à fauna e a saúde pública, dentro de princípios pressupostos pelo desenvolvimento sustentável. Tendo-se que notificou-se a possibilidade do abate dos animais, e por intransigência do IBAMA em se definir tal questão, entendemos no mínimo paradoxal que um órgão de proteção ao meio ambiente, por delongas burocráticas, tome decisão contra a fauna, dizimando-a.

Assim sendo, o presente documento, solicita aos órgãos mencionados acima, a tomada de providências, em caráter de urgência, no sentido da remoção dos exemplares para outros locais (sem abatê-los) por ser essa a solução mais adequada e condizente com os princípios da Prevenção, Desenvolvimento Sustentável, norteadores do Direito Ambiental (o abaixo assinado busca reforçar requerimento nº440/2011 de 10 de maio, encaminhado pela Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista, firmado de forma unanime pelos seus integrantes, em que se apresentam os mesmos termos acima descritos).
Contamos com sua assinatura.

1.092 Pessoas