Abaixo-assinado EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA: ANVISA DEVE CANCELAR O REGISTRO DOS PERIGOSOS "INIBIDORES DE APETITE"

Para: Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Os cidadãos e cidadãs abaixo assinados exigem que a Direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancele o registro no Brasil das chamadas substâncias “inibidoras de apetite” (sibutramina, femproporex, anfepramona e mazindol), tendo em vista a comprovação científica tanto da sua ineficácia como dos elevados riscos de eventos cardiovasculares (como infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico) impostos aos pacientes.
A proibição do uso destas substâncias na Europa em janeiro de 2011 e nos EUA, Canadá, Austrália e outros países em outubro de 2010, com vistas à proteção de seus cidadãos, não pode ser desconsiderada pela Anvisa.
A prevenção e tratamento da obesidade é um dos mais sérios desafios a serem enfrentados nos próximos anos. Os medicamentos ineficazes e perigosos são parte do problema, e não a solução.
Ao assinarmos esta petição, nos somamos aos que colocam a saúde da população brasileira acima dos interesses comerciais e de mercado.