Abaixo-assinado ENEM a lápis

Para: Ministério da Educação

A data do ENEM está se aproximando e um tópico desse concurso deve ser discutido:

"6.5.4 Durante a realização das provas, o PARTICIPANTE não poderá, sob pena de eliminação, realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros PARTICIPANTES nem utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod®, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens."

Peço a todos que concordam que é um absurdo a proibição do uso de lápis, lapiseira e borrachas, durante a realização do exame, o que inclui a realização dos cadernos de questões e do rascunho da redação, que assinem esse documento a fim de modificar tal regra. Uma vez que, só se faz necessário o uso exclusivo de caneta nos documentos que serão entregues à correção.