Abaixo-assinado Vila Olímpica SIM! Mas sem desmatar!

Para: Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro; Ministro do Esporte; Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual

Vila Olímpica SIM! Mas sem desmatar!
Ao Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, ao Sr. Ministro do Esporte,
aos Srs. Membros do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual
Todos queremos uma Vila Olímpica na Ilha do Governador, profissional, com alto nível técnico, antiga demanda da população, para formar atletas — inclusive náuticos — já para as Olimpíadas de 2016.
Mas NUNCA às custas do patrimônio ambiental, muito menos o do Manguezal do Rio Jequiá, uma APARU – Área de Preservação Ambiental e Recuperação Urbana, conquista de anos de luta da popula-ção local até que se pudesse ter a salvo esse magnífico e raro ecossistema, único na região.
Ocorre que existe disponível para isso, bem ao lado, área muito mais apropriada — já desocupada e pronta para sua implantação imediata —, a da antiga marina do Cabaceiro, hoje pertencente à União (aquela há pouco salva de se tornar um grande entreposto pesqueiro).
Queremos ponderar que na área da APARU, onde bem antes desta já existiam dois campos de futebol (também uma conquista da comunidade), apenas estes devem continuar, ficando os demais esportes na marina do Cabaceiro. Isso, inclusive, permitirá que vejamos realizado um antigo desejo do bairro, a criação ali de um centro de esportes náuticos, agora incorporado a uma Vila Olímpica.
Com isso também atenderemos a outra grande preocupação, a de preservar tudo o que ainda resta da outrora bela orla da Ilha do Governador, revertendo a tendência de diminuir seu acesso à população.