Para: Presidente da República; Senadores da República; Governador do Estado de São Paulo; Deputados Federais; Presidente da AGEM; Prefeito do Município de Santos;

Senhores governantes,

É chocante a quantidade de lixo descartado no estuário de Santos todos os dias. Toneladas e mais toneladas. Exigimos a implantação urgente de um projeto de recuperação e conservação.

O sistema estuarino tem grande importância ecológica porque possui uma alta produtividade natural, é o habitat para muitos animais como aves, mamíferos, peixes e numerosas espécies de invertebrados. Rodeado por florestas e mangues, é o ecossistema mais importante na produção de matéria orgânica para o oceano.

Estudos mostram que os manguezais têm a capacidade de sequestrar 50 vezes mais carbono por ano do que florestas tropicais de dimensão equivalente, sendo extremamente eficiente em enterrar o carbono no sedimento abaixo deles, onde pode ficar armazenado por séculos ou até milênios. As florestas tropicais não são tão eficazes na transferência de carbono para o solo, armazenando a maior parte do carbono nas plantas vivas e na camada de húmus, já os manguezais continuam sequestrando grandes quantidades de carbono durante todo o seu ciclo de vida, e a maior parte do carbono permanece estocada no sedimento, por isso apenas uma parte relativamente pequena é liberada quando as plantas morrem.

Além do mangue, o sistema estuarino de Santos e São Vicente, possui outros produtores primários como o fitoplâncton; porém, estudos recentes mostram que, em geral, este não está o em boas condições fisiológicas dentro do estuário, mostrando que esse grupo provavelmente não é o principal produtor primário.

Em levantamento dos manguezais da Baixada Santista, apenas 40%, dos 133km2 dos manguezais originais foram classificados como em bom estado de conservação (Cetesb, 1991).

Pesquisas alertam para a necessidade de medidas de conservação, gestão e recuperação de manguezais urbanos, os quais se encontram sob grande pressão antrópica. Propõem o desenvolvimento de estudos a longo termo avaliando as alterações de origens antrópicas e naturais nesse ecossistema costeiro.

Dados divulgados pela Ocean Conservancy, com base em pesquisas e estudos indicam que os resíduos sólidos descartados em ambientes marinhos, sobretudo o plástico, são responsáveis pela morte anual de 1 milhão de aves, 100 mil tartarugas e 100 mil mamíferos marinhos. No Estuário de Santos a grande quantidade de resíduos torna o local uma armadilha para animais marinhos que vivem ou transitam no ecossistema, causando inanição por ingestão, emaranhamento, afogamento e estrangulamento.

A sociedade paulista, incluindo principalmente os moradores da Baixada Santista, requisita o apoio dos governos federal, estadual e municipais para a implantação do Projeto de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos desenvolvido pelo Insttituto EcoFaxina, no qual serão criados postos novos de trabalho através da Coleta Ambiental de Resíduos Sólidos, postos que serão ocupados por jovens em situação de risco social, onde receberão capacitação profissional e participarão de programas de educação ambiental, dando origem a uma nova geração de agentes multiplicadores de hábitos sustentáveis e ecológicos nas comunidades próximas aos manguezais da Baixada Santista.

Abaixo-assinado Implantação do Projeto de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos, para Presidente da República; Senadores da República; Governador do Estado de São Paulo; Deputados Federais; Presidente da AGEM; Prefeito do Município de Santos; foi criado por: Munícipes da Baixada Santista.