Abaixo-assinado Cosntrução de Rodovia para ligar Icapuí-Aracati-Jaguaruana

Para: Governador do Esatdo do Ceará

EXCELENTISSIMO SENHOR CID FERREIRA GOMES
GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Nós, abaixo assinados, cidadãos brasileiros, aqui representados pelo também cidadão e vereador da Cidade de Icapuí Marcos José Ferreira Nunes & outros vêm, diante da autoridade de Vossa Excelência, solicitar a inclusão do trecho rodoviário que ligam as cidades de Icapuí, Aracati e Jaguaruana, do qual inicia na sede da cidade de Icapuí, prosseguindo adentro do território da cidade de Aracati, nas proximidades das comunidades de Ilha do Meio, Tanque do Lima, Mata Fresca, Cacimba Funda, Cajazeiras e Campos Verdes, além das comunidades que compõem o território do município de Jaguaruana através das comunidades de Antonópoles e São José do Alagamar, finalizado na sede jaguaruanense, na relação descritiva da malha das rodovias do sistema rodoviário estadual.
Essas cidades tem em comum a necessidade de ampliar seus mercados, de garantir uma maior produtividade na agricultura, na indústria (têxtil, cerâmica, agro-pecuária, etc) e de incentivo ao turismo interno.
Atualmente esse trecho é feito com extrema dificuldade através de estradas carroçais de péssimas condições de acesso, ficando intransitável no período chuvoso, nas proximidades da divisa das cidades de Aracati e Jaguaruana.
Na cidade de Icapuí, mais precisamente entre os estado CE/RN está instalada uma das maiores exportadoras de frutas do Brasil através da empresa Agrícola Famosa. No lado do Estado norte-rio-grandense o governo estadual iniciou a construção da RN-013 que ligará Tibau-RN a cidade de Baraúnas-RN (1ª etapa concluída até a BR 304), atraindo empreendimentos e novos investimentos para o estado vizinho.
A CE reivindicada está circunvizinho a “sub-bacias”, “fundos de vale” formados pelo rio Jaguaribe em território jaguaruanense dos quais formam o Córrego do Manguinho que deságua no Arrombado na comunidade de Manibu em Icapuí, portanto a rodovia está próximo de uma calha natural que pode colaborar na produção agrícola.

Mesmo em condições adversas de transporte, existe uma produção agrícola familiar muito promissora dos quais há plantio de melancia, melão, macaxeira, feijão, mamão, banana, pequenos apiários, atividade extrativa da cera e da palha de carnaúba. É uma região muito rica, há lagoas propícias a piscicultura e muito terreno que poderia ser aproveitado em diversas atividades.
Cacimba Funda é uma comunidade próxima a BR 304 e detém uma jazida de piçarra, a região está próxima ao polo petrolífero da Petrobras.
O que todos nós requeremos, habitantes e apaixonados por nossa terra é o desenvolvimento regional de nossas cidades a se iniciar pela construção da CE que ligará muito em breve Icapuí-Aracati e Jaguaruana.

Icapuí-Ce, 15 de abril de 2011

Os signatários