Abaixo-assinado PELA GARANTIA DO FORTALECIMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL: EM REPÚDIO A RECENTE POSIÇÃO DA CAPES E CNPQ PELO CANCELAMENTO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO!!!!

Para: Presidência da República Federativa do Brasil; Ministério da Educação; Ministério de Ciência e Tecnologia; CAPES; CNPq

ESTUDANTES, PÓS-GRADUANDOS, CIDADÃOS BRASILEIROS: UNI-VOS!!!

Em repúdio a forma como a CAPES e CNPq vem conduzindo a regulamentação da concessão de bolsas de mestrado e doutorado no país. O desenvolvimento científico e tecnológico no país, engrenagem fundamental para o desenvolvimento político, econômico e social, deve ser prioridade das políticas estatais e o fomento à pesquisa é um dos mecanismos de indução da produção ciêntífica. Por isso, é importante que a política de concessão de auxílios para pesquisa e desenvolvimento científico deve ser amplamente debatidos por toda sociedade brasileira!!! A regulamentação da concessão de bolsas pelas agências de fomento brasileiras, pertencentes ao governo federal, custeadas e apoiadas por recurso público e de toda sociedade brasileira, precisa ser mediada para que na relação entre estudantes, universidades e agências, as intransigências observadas desde o dia 02 de maio de 2011, quando da publicação de uma nota de esclarecimento à Portaria Conjunta n° 1 de 16 de julho de 2010, possam ser dirimidas e novos acordos e regras consensuadas. Não aceitamos uma posição autoritária e contraditória às próprias regras criadas pelas agências no ano passado!!! O desenvolvimento da ciência e o apoio à pesquisa não pode ser desfinanciado de uma hora para outra, no meio do período letivo, afetando brutalmente milhares de estudantes, professores e universidades!!!

Assim, exigimos deste governo democrático, popular e eleito pela maioria do povo brasileiro, uma mesa de negociação que possa trazer ao conjunto da sociedade o debate sobre qual política de desenvolvimento da ciência e tecnologia queremos para o fortalecimento do nosso Estado brasileiro. Incluímos nesse debate o fomento à pesquisa por meio da concessão de bolsas bem como o apoio aos inúmeros projetos de pesquisa, que devem devolver à sociedade o investimento que ela faz nos pesquisadores envolvidos nas pesquisas!

Por uma mesa de negociação! Pela invalidação das novas regras trazidas pela nota de esclarecimento da CAPES e CNPq! Por um debate ampliado com a sociedade e especialmente com estudantes, professores e universidades!!!

Uni-vos brasileiros!!!!

5.527 Pessoas