Abaixo-assinado Bolsistas Funcap reivindicam

Para: [email protected];

“Os direitos dos pós-graduandos estão intrinsecamente ligados ao investimento em pesquisa e, consequentemente, o investimento em quem realiza a pesquisa. A ciência é feita por gente de carne e osso que trabalha duro como os demais trabalhadores e que necessita de apoio, financiamento e de direitos para o pleno desenvolvimento de suas atividades” (Associação Nacional dos Pós-Graduandos)

É justamente por acreditarmos que nós, bolsistas da FUNCAP, realizamos um trabalho importante para a sociedade, que reivindicamos da instituição que nos financia, mudanças no sistema de pagamento de nossas bolsas, com a definição de que as mesmas sejam pagas até o 5º dia útil de cada mês. Hoje, a FUNCAP determina através do seu termo de outorga de bolsa, que o pagamento poderá ser feito até o 15º dia útil do mês, ou seja, até o dia 23. Ao conceder a bolsa, a FUNCAP nos obriga a assinar um termo de exclusividade, que nos proíbe de manter qualquer tipo de atividade remunerada durante a vigência da bolsa. Muitos de nós têm despesas cotidianas como qualquer cidadão, família, filhos, e não pode ficar a mercê dessa indefinição em relação ao dia do pagamento da bolsa.

Além da definição do 5º dia útil para o pagamento da bolsa, exigimos também regularidade no pagamento e uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa e de seus pesquisadores por parte do governo do estado.

Pedimos que aqueles que se solidarizam com nossa causa assinem este documento.