Abaixo-assinado Contra o uso de verbas públicas para os rodeios da Brahma

Para: Ministra da Cultura Ana de Hollanda

Brasil, março de 2012.

Excelentíssima Ministra da Cultura Ana de Hollanda,

Tornou-se recentemente de conhecimento público que a organizadora de Rodeios Brahma Super Bull conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar, via Lei Rouanet, R$ 6,4 milhões de reais, com os quais pretende realizar 16 rodeios em oito cidades, sendo a exigência para o financiamento a exibição do slogan do Governo, "Brasil sem Pobreza".

É amplamente conhecido que o rodeio, motivado pela ganância e pelo lucro, é um espetáculo cruel, uma forma vil de exploração do sofrimento dos animais, uma forma de tortura, ainda que isso negado pelas empresas que lucram com os mesmos.
Para que os animais apresentem o comportamento esperado em um rodeio são usadas diversas formas de tortura, incluindo o uso de esporas, sedem, agulhas elétricas, substâncias cáusticas ou abrasivas, objetos pontiagudos e marretadas.

A violência é incontestável, frequentemente ocorrendo fraturas de ossos, distensão em ligamentos e tendões, estiramento de músculos, lesões na medula espinhal, rompimento da traqueia e ruptura de órgãos internos, entre outros, causando SEMPRE dor e podendo levar à paralisia e morte, seja instantânea, seja lenta e dolorosa.

Não parece sensato ligar o nome do Ministério da Cultura a um tipo de evento cruel e que desperta enorme indignação entre um amplo setor da sociedade, ao mesmo tempo configurando o mau uso de uma enorme quantia da verba pública com um evento que beneficiará apenas o setor privado, terá duração efêmera e dispensa totalmente a necessidade de ajuda do governo, pois conta com público pagante próprio e alguns dos maiores patrocinadores do Brasil, como a própria Ambev.

Igualmente revoltante é a grande hipocrisia no uso do slogan "Brasil sem Pobreza", quando 6,4 milhões de reais dos cofres públicos podem ser desperdiçados de forma a não contribuir em nada para diminuir a pobreza da população, não contribuindo nem mesmo para seu enriquecimento cultural, ao mesmo tempo em que numerosos projetos culturais, ligados ao teatro, música, cinema, dança e artes plásticas, e que beneficiariam uma parcela muito maior da população, têm seus financiamentos negados pelo Minc.

Nós, os cidadãos contribuintes, abaixo-assinados, não queremos ver nossos impostos sendo mal usados para a crueldade contra animais e para o maior enriquecimento de grandes corporações, e nos opomos frontalmente ao financiamento do Brahma Super Bull, via Lei Rouanet, pelo Ministério da Cultura, e manifestamos aqui nosso repúdio. Esperamos ações e investimentos em benefício da população brasileira, e não somente de grupos específicos. Exigimos que os projetos sejam analisados com rigor e transparência.

O projeto está à disposição do público e pode ser acessado pelo site do Ministério da Cultura, plataforma SalicNet (http://sistemas.cultura.gov.br/salicnet/Salicnet/Salicnet.php), buscando pelo número 1112634.