Abaixo-assinado Sou contra a construção do Aeroporto de Ibiúna (SP)

Para: Secretaria do Meio-Ambiente de Ibiúna

AMBIENTALISTAS, VAMOS NOS UNIR PARA IMPEDIR QUE IBIÚNA TENHA UM AEROPORTO QUE COMO CONSEQUÊNCIA POLUIRÁ O AR PURO QUE TEMOS NA REGIÃO!!!! SÃO 500 POUSOS E DECOLAGENS POR DIA, EMISSÃO DE CERCA DE 375 TONELADAS DE CO2 E OUTROS POLUENTES PESADOS TODOS OS DIAS NOS CÉUS LIMPOS E FRESCOS DE IBIÚNA!!!! VAMOS PRESERVAR O QUE TEMOS DE MAIS BONITO NA REGIÃO!

_______________________________________________________________________________

NÃO A CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE IBIÚNA

Querem construir um Aeroporto Comercial em Ibiúna.

Para quem não sabe ou conhece, Ibiúna (há 75km de SP) possui áreas verdes, como o Parque Estadual Jurupará, considerado pela Orgnaização das Nações Unidas (ONU) reserva da biosfera. O município de Ibiúna como um todo encontra-se em Área de Preservação Ambiental e integra a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A Construção que tem como pano de fundo milhões de USD envolvidos e muita gente ganhando muito dinheiro, será realizada às custas do desmatamento de centenas de árvores nativas e áreas preservadas, da morte e expulsão de centenas de animais silvestres inocentes e a destruição e poluição de mananciais e rios (A área em questão é a beira do rio Sorocamirim, um forte afluente da represa Itupararanga, que abastece não só Ibiúna, mas tb várias cidades em torno). A área planejada para a construção é de 1.515.000 m² a ser desapropriada, cerca de 151 campos de futebol. Km 59,5 da Rodovia Bunjiro Nakao!

Quem está por trás disso é um grupo de investidores americanos, que não quer ter seu nome divulgado, representado pela empresa de infraestrutura EIKO ENGENHARIA. O prefeito Coiti Muramatsu e o Secretário Municipal do Governo Paulinho da Saúde junto com o o Dep. Arnaldo Faria de Sá, já assinaram um Protocolo de Intenções que oficializa a construção.

Ficam inúmeras perguntas que não foram respondidas como:

- Por quê um aeroporto seria construído bem nesta parte de região montanhosa de Ibíuna, ao invés de em região mais plana e com menos serra?
- Qual o verdadeiro impacto ambiental sobre a fauna e flora da região, uma das mais belas do Estado de São Paulo?
- Como ficam os manaciais, rios e lençóis de água potável que compõem a maior reserva de água doce superficial do Estado?
- Após a construção do aeroporto, para onde irão as famílias das 7.000 pessoas a serem empregadas na obra?
- Como será resolvido o problema do trânsito na Rodovia Raposo Tavares com a expectativa dos 100.000 passageiros/mês para o Aeroporto? A Raposo que tem congestionamento de pelo menos 2h de cotia a SP nos horários de pico (6h e 17h).
- Como será o transporte pela rodovia Bunjiro Nakao (entre a Raposo Tavares e o Aeroporto), que possui somente 1 pista para ida e 1 pista para volta?
- E o barulho dia e noite das turbinas dos aviões em uma região que só se escuta passarinhos de manhã e grilos à noite?
- E a Poluição do ar? Todos os aviões, a partir da combustão de combustível libera óxidos de azoto (NOx), monóxido de carbono (CO),hidrocarburetos (HC) ou compostos orgânicos voláteis: COV, dióxido de enxôfre (SO2) e partículas sólidas.
Um avião comercial gera, em um voo de apenas três horas, de 380 a 750 quilos de dióxido de carbono (o vilão do efeito estufa) por passageiro transportado. Isso é o quanto um carro popular produz em aproximadamente um mês.

Ibiúna tem clima de montanha e qualidade do ar acima do índice, o que indica falta de poluição.

- Isso seria uma manobra política para ganhar as próximas eleições? Como anda a saúde financeira da Prefeitura de Ibiúna?
- Onde está publicada a licitação e o resultado da concorrência que deu a construção do aeroporto para a empresa EIKO ENGENHARIA?

Ibiunenses não se iludam, não se deixem enganar. Sob o manto do progresso, criação de empregos, desenvolvimento econômico da região, está um palco de desmatamento, morte, poluição, crescimento desenfreado e desordenado, e a destruição de um paraíso que se transformará em caos, o qual já temos em SP.

Vamos nos unir e impedir essa catastrofe ambiental!!!