Abaixo-assinado pela Cultura e Arte na UFPB - Criação da Pró-Reitoria de Cultura e Arte

Para: Candidatos (as) à Reitoria da UFPB

Manifestamos aos Reitoráveis da UFPB, que todos nós que através da cultura e arte, pensamos, criamos, executamos, desfrutamos, planejamos e pesquisamos as mais diversas linguagens da arte e cultura dentro dessa instituição, firmamos nosso apoio e damos publicidade ao pleito expresso neste manifesto, que nasce da premente necessidade de criação de uma Pró Reitoria, que concentre o conjunto de ações politicas específicas que atendam ao campo da cultura e arte dentro de nossa instituição.

Urge a criação e desenvolvimento de uma Pró-reitora específica, por ora intitulada PRACULT (Pró-Reitoria de Cultura e Arte) que, com dotação orçamentária própria e adequada para a cultura, possa implementar efetivamente uma política junto às demandas da arte e da cultura específicas da área produzidas por quem faz e habita a UFPB.

Este órgão terá as funções de gerir políticas democráticas, transparentes e participativas atuando no cadastro da produção em cultura e arte,no fomento, desenvolvimento e gerenciamento das diversas expressões artísticas que existem em nossa instituição, dando visibilidade e condições institucionais à estes grupos e pessoas, e possibilitando que, este disperso e assíncrono movimento cultural e artístico gerado na UFPB, tenha voz, corpo e alma.

Existimos, produzimos e fazemos esta Universidade existir no mundo. Com ações específicas, partindo de um órgão com gestão própria e orçamento específico para a área, poderemos fazer muito mais e melhor!

Por tudo isto e muito ainda por dizer e fazer na arte e cultura da UFPB, assino este manifesto!

Princípios Norteadores da PRACULT-UFPB

A PRACULT (Pró-Reitoria de Cultura e arte da UFPB), através de suas ações, terá no estabelecimento de sua política cultural os seguintes princípios norteadores:

1. Incentivo à produção cultural

Criação e ampliação sistemática de uma política de promoção específica da cultura e arte, oportunizando-a: na orientação pela democratização da cultura e da arte, pela prática e execução de editais de fomento específicos; através de seminários, exposições, publicações, shows, espetáculos, encontros, mostras e exibições cinematográficas; mediante apoio às produções locais, ampliação das práticas culturais atuais e apoio aos grupos e movimentos existentes, bem como o fomento à criação de novos grupos e/ou expressões culturais na UFPB;

2. Memória da Cultura/Arte

Resgate e preservação da trajetória das diversas contribuições que constituem a cultura e da arte, através de projetos que contemplam a memória cultural e social da cidade, do estado e da própria UFPB;

3. Arte-educação: formação e cidadania

Difusão da cultura e da arte, atuando na ampliação do acesso do público às diversas atividades culturais e artísticas, inclusive por publicações e cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização específicos;

4. Criação e Dinamização dos espaços culturais

Revitalização dos espaços culturais da universidade e criação de novos. Operando na revisão de suas infraestruturas, garantindo o gerenciamento eficiente da prática da cultura de qualidade e assegurando a contribuição exemplar da UFPB nas questões de conservação e preservação do patrimônio material móvel e imóvel;

5. Imagem da universidade

Fortalecimento local, estadual regional, nacional e internacional da imagem da UFPB pelas possibilidades da prática da cultura, agente propulsor de integração social, por intercâmbio de ideias e parcerias que assegurem a permanência e a evolução da cultura.